Disk Drill - Software de recuperação de dados para iPhone e Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.
Disk Drill- Software de recuperação de dados para iPhone e Android
crédito: novadevelopment

Os nossos smartphones, equipamentos diários sem os quais já não vivemos, passaram a ser grandes arquivos, grandes depósitos de informação pessoal. Seja no cartão de memória ou no armazenamento interno do Android ou do iPhone lá guardamos um pouco de tudo. Desde fotografias, documentos, emails, entre outros.

Vê ainda: ASUS – Eis o novo computador ASUS ZenBook 3 Deluxe

Perder as informações do nosso iPhone ou Android é algo em que nem sequer queremos pensar. Contudo, muito provavelmente precisarás deste tipo de software mais tarde ou mais cedo. Posto isto, um dos software's que encontramos para fazer este tipo de recuperação de ficheiros no Android e iPhone foi o Disk Drill. Já não é o primeiro programa do género que vos damos a conhecer mas creio que seja um dos mais simples de utilizar.

Disk Drill - Recuperação de dados para iPhone e Android

O Disk Drill é um software que promete recuperar dados de qualquer dispositivo iOS que utilize o sistema operativo iOS 5 até ao mais recente iOS 10. Isto abrange todos os novos iPhones, iPads e iPods. Os iPods clássicos, que não rodam o iOS, são verificados como se fosse um pendrive conectado via USB e produzirão resultados ligeiramente diferentes.

Descarrega aqui o software Disk Drill para iOS (Mac e PC)

Para Android, o software de recuperação de dados Disk Drill funciona diretamente no local de armazenamento do teu dispositivo. Seja ele a memória interna ou o cartão SD. Todos os algoritmos de recuperação de dados estão disponíveis para um dispositivo Android conectado ao Disk Drill - para telefones e tablets Android, e, com alguma sorte para os relógios inteligentes com sistema operativo Android Wear. Infelizmente não está disponível para utilizadores de Windows Phone.

Como usar o Disk Drill no iPhone

Disk Drill- Software de recuperação de dados para iPhone e Android
Disk Drill para iPhone - os passos a seguir

De uma forma muito sucinta. Em primeiro lugar terás que instalar o software Disk Drill no teu computador (PC / Mac) e correr a aplicação. Liga o teu dispositivo iOS (iPhone e iPad) ao computador. Em seguida localiza o teu dispositivo dentro do programa Disk Drill. Deixa que o programa analise o teu equipamento e encontre os ficheiros recuperáveis. Este processo demorará alguns minutos. Posto isto, poderás escolher os ficheiros que precisas. Recupera as fotos, imagens, dados, contactos e muitas outras informações.

Descarrega aqui o software Disk Drill para iOS (Mac e PC)

Como usar o Disk Drill no Android

Como o Disk Drill trata seu dispositivo Android como um disco comum, você pode executar qualquer um dos métodos de verificação, seja o Deep Scan, o Quick Scan e até mesmo o Partition Search. De forma alternativa, apenas toque no botão "Recover" para o dispositivo correspondente e o Disk Drill executará todos os algoritmos de recuperação relacionados ao seu aparelho para garantir o sucesso da recuperação da maior quantidade de dados Android.

Disk Drill- Software de recuperação de dados para iPhone e Android
Disk Drill para Android

Para dispositivos Android, após teres instalado o software no teu computador Mac ou PC terás, desde já que fazer root ou conceder permissões de raíz ao teu smartphone. Esta será a grande desvantagem para utilizadores Android mas só assim é que poderemos proceder à recuperação de dados com o Disk Drill. Posto isto, ativa também a Depuração USB no teu Android em Definições de Programador, liga-o ao PC e voilá. Em seguida é só deixar o programa fazer o scan e depois poderás escolher os ficheiros a recuperar.

Descarrega aqui o software Disk Drill para Android (Mac e PC)

Dados que poderás recuperar com o Disk Drill

Em dispositivos Apple iPhone, iPad e Android's onde porventura tenhas perdido alguma informação:

  • Imagens em JPG, PNG, GIF, TIFF
  • Vídeos em MP4 e MOV
  • Contatos (VCF)
  • Calendário (ICS)
  • Gravações de Memo's de Voz (M4A, MP3, AAC)
  • Notas de texto (HTML)
  • Notas com anexos (EML)
  • Favoritos (HTML)
  • Conversas e textos de mensagens (CSV)
  • Histórico de chamadas (CSV)

Este Disk Drill será útil caso alguma das seguintes situações ocorra com o teu iPhone:

  • Falha na atualização do sistema operativo iOS
  • Jailbreaking não concluído
  • Bloqueio do dispositivo
  • Bootloop (reinicio infinito)
  • Ecrã / tela partida ou danificada
  • Danos causados pela água
Disk Drill- Software de recuperação de dados para iPhone e Android
Disk Drill para Mac e iPhone

Por sua vez, para Android este software de recuperação de dados pode ser útil por exemplo, quando:

  • Precisas de fazer uma Redefinição dos Ajustes de Fábrica (reposição de fábrica)
  • Falha na atualização do sistema
  • Ataque de Malware no Android
  • Cartão de memória SD corrompido
  • Problemas acidentais com USB
  • Ecrã / tela danificada ou partida
  • Transferência incompleta de arquivos

Método de recuperação de dados

A recuperação dos dados em equipamentos iOS por norma é mais complicada do que a em arquivos Mac. Neste caso, quando o software Disk Drill procura os dados perdidos diretamente no teu equipamento iOS, ele cria um arquivo de backup do iTunes invisível que possuirá todas as bases de dados do dispositivo. Posto isto, o Disk Drill utiliza as suas próprias ferramentas de recuperação de dados em iOS para reconstruir seus arquivos apresentará os dados recuperáveis numa lista para tu escolheres.

O Disk Drill promete uma recuperação de dados simples, livre de risco e eficaz em qualquer cenário de perda de dados. Seja para Android ou para iPhone este software de recuperação de dados poderá vir a ser útil. Espero que nunca precisas mas pelo menos se algo correr mal já terás aqui uma pequena ferramenta de salvação.

Hoje em dia, apesar de existirem imensas aplicações (Apps) e software como o Google Photos muitos consumidores não se preocupam com isso. Depois, quando o azar bate à porta, quando se apaga acidentalmente algo no Android ou iPhone é que pensamos na recuperação de dados.

Outros assuntos relevantes:

Xiaomi Redmi Note 5: Novos detalhes sugerem gama-média de respeito

HMD confirma mais smartphones para este ano. Mas nada de Nokia 4…

Asus Zenfone 4 Max anunciado oficialmente com uma bruta bateria

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.