Snapdragon 845 já estará a ser desenvolvido para equipar o Galaxy S9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Neste momento, um dos processadores para dispositivos móveis mais potentes do mercado é o Snapdragon 835 da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) estarem a trabalham no próximo motor de gama alta. O Snapdragon 845 será o seu nome mais provável e utilizará um novo processo de construção a 7nm. Mas afinal, o que são este 7nm? Esta é a sigla utilizada para representar a unidade de medida “nanómetros”, uma medida que equivale à mil milionésima parte do metro.

Um dos "motores" do Galaxy S9 será o Snapdragon 845

Ano após ano, para aumentar a capacidade de processamento e poder dos SoC's é preciso aumentar o número de transístores no seu interior. Isto só é possível ao diminuir o tamanho de todo o circuito. Tudo isto para incluir mais transístores sem aumentar ( e de preferência diminuir) o tamanho do processador. É aqui que entra a litografia, a construção do circuito em si. A título de curiosidade, tendo em conta o seu diminuto tamanho estes são esculpidos diretamente no silício.

A Samsung estará já a trabalhar em parceria com a Galaxy S9.

Em 2018 teremos outros processadores com o novo processo de 7nm, o próximo Kirin da Huawei e claro, as ofertas da MediaTek e até mesmo da Nvidia. De momento os mais potentes SoC's utilizam um processo de 10nm e esta evolução representaria um aumento no desempenho na ordem dos 25 a 35%. Reduzir-se-ia ainda o consumo energético e o tamanho físico destes modelos. Consequentemente, o Galaxy S9 e demais equipamentos que venham a utilizar o Snapdragon 845 poderão ser ainda mais compactos.

Teremos novidades da Qualcomm na próxima semana mas não será o anúncio do motor para o Galaxy S9. Será sim de esperar a apresentação dos novos processadores de gama média-alta, os Snapdragon 660. Estes "motores" estarão presentes nos novos Samsung Galaxy C, no Xiaomi Redmi Pro2, Xiaomi Mi Max 2, no Nokia 7 e Nokia 8. O novo SoC terá 8 núcleos de processamento com velocidades máximas de 2.3Ghz e uma gráfica Adreno 512.

Outros assuntos relevantes:

“O Fundador”- Um filme que retrata o sucesso do tirano Ray Kroc

Foi revelada a Microsoft “invoke”, o concorrente ao Google Home e Alexa

Xiaomi MIUI 9 vai finalmente suportar multi-janelas e PIP

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.