A terceira geração dos processadores Qualcomm Snapdragon 8 está de momento em desenvolvimento no seio da tecnológica norte-americana, devendo ser anunciado só no final deste ano. Será, porém, o maior rival do próximo chipset A17 Bionic da Apple.
Após a boa receção e bons resultados prestados pelos antecessores diretos, os Snapdragon 8+ Gen 1, bem como do atual Snapdragon 8 Gen 2 com ótimas melhorias em desempenho e eficiência energética, contamos com ganhos significativos em ambos os campos.
Snapdragon 8 Gen 3 chega no final de 2023 pela mão da Qualcomm
Face ao exposto, o interesse no Snapdragon 8 Gen 3 só continuará a aumentar. Sobretudo agora que temos uma fuga de informação a indicar ganhos de até 50% no desempenho da gráfica ou GPU em testes de velocidade e benchmarks, aponta o leaker DCS.
As métricas em causa foram apontadas pelo leaker Digital Chat Station (DCS), dando conta de ganhos muito significativos no desempenho gráfico, na ordem dos 50%. Isto significa que este será um dos melhores chipsets para jogar no telefone.
Além disso, pode representar já uma série ameaça ao próximo Apple A17 Bionic que equipará a próxima geração de telefones iOS, os iPhone 15. São métricas que nos fazem questionar exatamente o quanto pode melhorar o desempenho de geração para geração, com ótimos indicadores.
Primeiros indícios extremamente positivos para o Snapdragon 8 Gen 3
Note-se que o Snapdragon 8 Gen 2 é muito comparável ao Apple A16 Bionic que equipa os iPhone 14. Algo que podemos testar e que posso asseverar após ter testado, por exemplo, o Xiaomi 13 com o atual Snapdragon 8 Gen 2 e sentir as melhorias efetivas.
Dito isto, contamos também com um chipset octa-core, portanto com 8 núcleos de processamento e a disposição 1+ 2+ 3 + 2 com arquitetura de 64-bits.
Podemos apontar uma primeira listagem do Snapdragon 8 Gen 3 (possível), na Geekbench, há cerca de um mês. Aí tivemos uma pontuação de 1 930 pontos nos testes single core e de 6 236 pontos nos testes multi-core.
Em jeito de comparação, o atual Snapdragon 8 Gen 2 entrega 1 524 pontos nos testes single-core e 4 597 pontos nos testes multicore. Ou seja, um incremento muito significativo entre ambas as gerações destes chipsets que pautam o mercado Android.
Por fim, certo é que a Apple tem ainda tempo para aperfeiçoar o seu próprio chipset e possivelmente superar os ganhos expectáveis para o Snapdragon 8 Gen 3.
Editores 4gnews recomendam: