Snapdragon 8 Gen 3: reveladas as especificações do chip Qualcomm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Qualcomm é a responsável pelos melhores processadores para smartphones Android da atualidade, lançados sob a égide da sua marca Snapdragon. Atualmente, o modelo mais cobiçado é o seu Snapdragon 8 Gen 2 (a segunda geração), todavia, com a terceira iteração já no horizonte.

Os dados são avançados pelo leaker Kuba Wojciechowski nesta sexta-feira, dia 24 de março, sendo esta uma das fontes mais credíveis do setor Tech. Ao que tudo indica, o Snapdragon 8 Gen 3 será apresentado no final de 2023 durante o tradicional evento anual da norte-americana Qualcomm, mas há mais.

Temos novos detalhes sobre o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm

Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3

O nome de código do novo processador, no seio da Qualcomm, é “Lanai” ou “Pineapple”, portanto, ananás numa tradução livre da palavra. De momento, note-se, este chipset está ainda em fase de desenvolvimento, pelo que estes dados podem não corresponder à ficha técnica do produto final.

Não obstante, a próxima e terceira geração do popular chip Snapdragon deve seguir uma configuração nucleica bastante peculiar, mais concretamente: 2 + 3 + 2 + 1 enquanto organização dos seus núcleos, ou arquitetura de processadores.

Chipset não suportará apps Android a 32-bit

As informações foram avançadas pela publicação IT Home, ainda que de momento não sejam conhecidas as frequências máximas de processamento de cada núcleo.

  • 2 núcleos ARM “silver” apelidados “Hayes” (A5xx)
  • 3 núcleos ARM “gold” apelidados “Hunter” (A7xx)
  • 2 núcleos ARM “titanium” apelidados “Hunter” (A7xx)
  • 1 núcleos ARM “gold+” apelidados “Hunter ELP” (Xn)

O novo processador não suportará as aplicações Android a 32-bit, pelo que os programadores serão "convidados" a desenvolver as suas aplicações já a 64-bits, a arquitetura mais recente.

Note-se ainda que o Snapdragon 8 Gen 3 estará equipado com a gráfica Adreno 750 GPU (Adreno Gen 7.9.0) com uma frequência máxima de processamento a 770 MHz. Porém, as caraterísticas oficiais deste componente poderão ser ainda superiores.

Por fim, o Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm será compatível com os sistemas Android 14, bem como o Linux Kernel 6.1. A sua produção seguirá a litografia de 4 nm aperfeiçada pela TSMC, ou o processo de 3 nm da Samsung.

Numa última nota, temos agora que aguardar pelo término do seu desenvolvimento e possível anúncio no final deste ano de 2023.

🐉 Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 to come with 2+3+2+1 next-gen Arm cores, Adreno 750, more: leak 🧵 pic.twitter.com/TAYu8GsDto

— Kuba Wojciechowski :3 (@Za_Raczke) 23 de março de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.