Snapdragon 8 Gen 2 VS A16 Bionic: será que a Qualcomm supera a Apple?

Mónica Marques
Comentar

A Qualcomm acaba de revelar o seu novo chip de última geração Snapdragon 8 Gen 2 que é o novo processador de topo para o universo Android.

Em setembro, a Apple revelou o seu chip A16 Bionic que integra os modelos mais avançados iPhone 14 Pro e 14 Pro Max. Mas será que a Qualcomm consegue superar a Apple? A Geekbench responde com testes benchmarking.

Snapdragon 8 Gen 2 e A16 Bionic: resultados Geekbench

Snapdragon 8 Gen 2
O Snapdragon 8 Gen 2 foi apresentada esta semana pela Qualcomm Crédito@Qualcomm

A Qualcomm revelou esta semana o novo processador de topo para o universo Android. O Snapdragon 8 Gen 2 chega com promessas de aumento no desempenho e, sobretudo, na eficiência energética.

O novo chip Qualcomm chega também para competir diretamente com um processador já bem conhecido do mundo high-tech: o A16 Bionic da Apple.

E a plataforma Geekbench colocou já os dois processadores em testes de benchmarking. Será que com o novo chip, a Qualcomm consegue superar a Apple?

Em testes de núcleo único o novo Snapdragon 8 Gen 2 obteve uma pontuação de 1483 pontos enquanto em multi core registou 4709 pontos. Exatamente nos mesmos testes, o A16 Bionic conseguiu 1874 pontos em single core e 5372 pontos em multi core. Resultado: o Snapdragon 8 Gen 2 não só não consegue superar o chip Apple, como nos testes de vários núcleos fica a uma distância significativa do A16 Bionic.

Visto que o iPhone 14 e o 14 Plus estão equipados com o chip mais antigo A15 Bionic, os especialistas resolveram ver se o novo Snapdragon superava este processador Apple. Mas não. Em testes single core o A15 obteve 1738 e em multi core registou 4766 pontos.

Mais uma vez, o Snapdragon 8 Gen 2 fica atrás não de um, mas sim dos dois chips de presentes na geração 14 do iPhone.

Snapdragon 8 Gen 2 com melhorias face ao chip anterior

Recorde-se que tanto os chips da Apple como o novo processador Qualcomm são baseados no processo de 4 nm da TSMC. Este último integra um núcleo Cortex-X3 com velocidade de 3,2 GHz, quatro núcleos Cortex-A715 com velocidade de 2,8 GHz e ainda três núcleos Cortex-A510 com velocidade de 2,0 GHz.

Segundo a própria Qualcomm, o novo Snapdragon 8 Gen 2 fornece um aumento de desempenho de 35% face ao chip Snapdragon 8 Gen 1. O desempenho de GPU regista também um aumento de 25%, além de que o novo processador é também mais eficiente a nível energético.

Nas próximas semanas e meses, vamos então assistir à vaga de lançamentos de novos smartphones Android topo de gama equipados com o novo processador. Xiaomi, Vivo, Motorola e OnePlus estão entre as marcas já confirmadas.

E alguns rumores avançam que o Samsung Galaxy S23 Ultra que virá para o mercado europeu irá integrar uma versão exclusiva de alta frequência do novo chip Qualcomm.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt