Snapdragon 8 Gen 2 trará finalmente uma característica muito importante

Carlos Oliveira
Comentar

Será apenas no final deste ano que a Qualcomm irá desvendar o seu próximo processador de topo, o Snapdragon 8 Gen 2. Embora ainda distantes da sua apresentação, surge agora um detalhe bastante relevante acerca deste componente.

Snapdragon 8 Gen 2 trará suporte para o codec de vídeo AV1

De acordo com informações avançadas pela Protocol, o próximo processador da Qualcomm irá finalmente suportar o codec AV1. Um dado muito importante considerando que os processadores da americana chegam ao bolso de milhões de utilizadores todos os anos.

Snapdragon 8 Gen 2

Este codec AV1 é visto por muitos como o futuro da compressão de vídeo. Este oferece uma compressão 30% superior ao codec VP9 utilizado atualmente pela Google, sem que isso comprometa a qualidade da imagem.

Isso será ainda mais vantajoso em vídeo gravado em 4K e acima, onde o tamanho dos ficheiros é naturalmente mais elevado. Além disso, o codec AV1 está isento de royalties, algo que o torna mais acessível financeiramente a todas as empresas envolvidas.

Este suporte torna-se ainda mais urgente quando os principais concorrentes do Snapdragon 8 Gen 1 já suportam o AV1. Sim, tanto o Exynos 2200 com o MediaTek Dimensity 9000 já suportam este codec.

A Qualcomm já justificou a ausência do codec AV1 nos seus processadores com questões de planeamento. Segundo a empresa, os seus processadores de topo são planeados com dois a três anos de antecedência e seguem um rigoroso cronograma acordado com operadoras e fabricantes.

Com a inclusão deste codec no Snapdragon 8 Gen 2, haverá uma resposta positiva também do lado dos serviços de streaming como na Netflix. Estes são contidos no suporte a esta tecnologia pela falta de equipamento compatível.

Também a Google está a trabalhar para tornar padrão o uso deste codec ao requer o seu suporte em televisões com Android 10 e acima, bem como para transmissões em 4K no Youtube. Além disso, a empresa prepara uma nova versão do Chromecast com suporte ao codec AV1.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.