Um dos filtros mais populares do Snapchat, que se tornou conhecido na aplicação por toda a polémica relacionada a ele, vai ser removido em breve.
Trata-se do filtro de velocidade que, segundo a NPR, será excluído devido às preocupações em relação à segurança dos utilizadores quando no trânsito.
Desde o seu lançamento em 2013 o filtro é usado por motoristas ao redor do mundo para registar a velocidade em que conduzem e partilha-la com amigos nas mais diversas rede sociais.
Incentivo à direção imprudente
Ele tem sido visto como um perigo por incentivar a direção imprudente no trânsito, algo que até resultou em várias ações judiciais por acidentes ou mortes devido à velocidade excessiva.
Ainda assim, a empresa não havia atendido aos pedidos para removê-lo, até que pressões recentes vindas de grupos como o End Distracted Driving deram resultados e a fizeram mudar de ideia.
Acidentes, mortes e muitos processos
Em 2015 uma colisão que resultou em danos cerebrais para um dos motoristas e três jovens mortos foi associada ao uso do filtro de velocidade do Snapchat.
Já em 2017, outro acidente fatal onde o condutor registou com o filtro a marca de 197 km/h pouco antes de bater numa árvore também ganhou repercussão – na ocasião, três pessoas perderam as suas vidas.
O Snapchat até tentou realizar algumas mudanças como, por exemplo, limitar a velocidade registada a no máximo 56 km/h, o que acabou a reduzir a popularidade do filtro.
Por isso, após o pedido do grupo End Distracted Driving, a empresa optou por excluir a função, que deve ser removida da aplicação nos próximos dias.
Editores 4gnews recomendam:
- 17 apps e jogos agora gratuitos para Android na Google Play Store
- Este é o melhor smartphone Xiaomi que podes comprar até 200 €
- 5 razões para comprar o smartphone Realme Narzo 30 5G em Portugal