Acaba de ser divulgado um novo relatório sobre o mercado de smartwatches e, surpreendentemente, este continua a registar um crescimento significativo.
Com o segmento global de smartphones em queda, a tecnologia wearable mantém uma trajetória de crescimento, a nível global, e os smartwatches são o novo sucesso do mundo high-tech.
Mercado global de smartwatches aumenta mais de 30% ao ano
Todas as análises efetuadas ao mercado de smartphones dão conta de que este segmento está em queda, tendo vindo a registar uma descida nas vendas globais nos últimos trimestres de 2022.
Por sua vez, o segmento de tablets parece ter desaparecido completamente. Depois de uma subida nas vendas globais que coincidiu com o início da pandemia Covid-19, este segmento tem vindo a cair a pique, sendo que atualmente pouca relevância tem para as receitas das marcas.
Mas o mercado de tecnologia wearable tem vindo a crescer ano após ano. De acordo com um relatório realizado pela empresa Counterpoint, o terceiro trimestre de 2022 confirma o crescimento das vendas globais de smartwatches. Este segmento registou um aumento de mais de 30% ao ano.
No relatório, a conhecida empresa separa os smartwatches em dois grupos distintos: os básicos e os modelos HLOS. Estes últimos são considerados os modelos de última geração com capacidade para executar aplicações de terceiros. Já no primeiro caso, são considerados os smartwatches com sistemas operativos menos avançados que se caracterizam pelo seu preço acessível.
Ora é exatamente o grupo de smartwatches básicos que tem vindo a impulsionar o segmento, registando um aumento significativo nas vendas globais. De acordo com o relatório da Counterpoint, os smartwatches HLOS registaram um crescimento de 23% no terceiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já os modelos básicos representam uma fatia de 35% do mercado global. Segundo a Counterpoint, os preços bastante competitivos dos modelos básicos é uma das razões para o crescimento do segmento de smartwatches e, sobretudo, para o aumento das vendas globais dos modelos menos avançados.
Sem surpresa, a Apple é a líder de mercado dos modelos HLOS tendo uma quota de mercado de mais de 50%, além de ter registando um aumento de 48% em relação ao ano anterior.
Neste segmento de modelos mais avançados, a Samsung teve um crescimento de 62% no terceiro trimestre de 2022 devido ao lançamento do Galaxy Watch 5. No entanto, conta feitas a nível geral, até agora a Samsung regista um aumento de apenas de 6% em relação ao ano anterior.
Editores 4gnews recomendam: