Smartphones só para maiores de 21 anos! É o que pretende nova lei nos Estados Unidos

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

No estado de Vermont, Estados Unidos, foi proposta uma nova lei que está a causar grande controvérsia. Esta propõe proibir a posse de um smartphone para qualquer pessoa com menos de 21 anos.

De acordo com a proposta apresentada pelo senador John Rodgers, indivíduos com menos de 21 anos "não apresentam um desenvolvimento mental suficientemente maduro" para utilizarem um smartphone de forma segura e responsável. Em jeito de comparação, afirma que se não são responsáveis o suficiente para consumir álcool, tabaco ou ter uma arma, também não deveriam ter acesso a smartphones.

O que levou à proposta desta lei contra os smartphones para menores de 21 anos?

Atualmente, a maior causa de morte de adolescentes em acidentes de carro nos Estados Unidos é exatamente a utilização de smartphones. Certamente que estes números não serão exclusivos dos Estados Unidos. A utilização de smartphones durante a condução não é exclusivo dos adolescentes, mas a probabilidade é muito maior.

Na proposta, é também feita referência à utilização dos smartphones como forma de bullying e ameaças entre os jovens. Este tipo de atividades foram em diversas ocasiões consideradas umas das principais causas de suicídio entre adolescentes.

Não há dúvida que os fundamentos apresentados por esta nova lei são justificados, mas vai garantidamente ser considerada demasiado extremista por muita gente.

Caso seja aprovada, esta lei irá fazer com que a posse de um smartphone por alguém com menos de 21 anos possa ser punida com até 1 ano de prisão e multa de até mil dólares.

Por muito improvável que possa parecer, o senador John Rodgers está convencido de que esta proposta irá ser aceite e que a nova lei irá entrar em vigor ainda este ano. Independentemente de passar a ser ilegal, ou não, ter um smartphone no estado de Vermont, a grande questão é se uma lei desta natureza poderia expandir-se para outros países.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.