Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Os smartphones preferidos da equipa 4gnews em 2020 (Seleção do Bruno)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O ano de 2020 foi difícil para a indústria mobile. Verificou-se uma queda nas vendas de várias fabricantes de smartphones, e vários lançamentos foram sendo adiados ao longo do ano. Não deixamos de ter grandes lançamentos este ano e, assim, a equipa da 4gnews opta por escolher os equipamentos lançados durante 2020 que mais gostamos.

Este é o ano em que, pessoalmente, troquei de smartphone. Pela primeira vez tive também oportunidade de testar alguns dos melhores smartphones do mercado. Nesta lista reuni cinco dos meus smartphones preferidos do ano, com a respetiva justificativa das escolhas. A lista não tem ordem em específico.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G

Este é o melhor smartphone Android que me passou pelas mãos em 2020. A sua construção é robusta, lapidada e existe o sentimento de que temos nas mãos uma poderosa peça de tecnologia. Confesso não ser o maior fã da ‘interface’ da Samsung e das inúmeras aplicações pré-instaladas no equipamento, mas o ecrã curvo AMOLED de 120Hz é simplesmente fenomenal. E se esquecer o vídeo, é a minha câmara preferida num smartphone este ano. Lê aqui a nossa análise ao Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G.

Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G
Samsung Galaxy Note 20 Ultra 5G

Apple iPhone 12

Este é o smartphone que recentemente escolhi para novo equipamento pessoal. É aquela que considero ser a escolha mais segura entre os novos equipamentos da Apple, e louvo finalmente a aposta num ecrã OLED (depois do LCD no modelo anterior). As câmaras são muito competentes, principalmente para quem quer um equipamento cujo objetivo principal seja tirar do bolso, apontar e tirar. No vídeo, o iPhone 12 deslumbra em todas as vertentes. O facto ter um ecrã de apenas 6.1" polegadas plano, para mim, é um grande bónus.

iPhone 12
iPhone 12

Asus ZenFone 7 Pro

Este equipamento foi uma verdadeira surpresa para mim. No tempo em que pude testar o Asus ZenFone 7 Pro, foi um smartphone que me satisfez em quase todas as vertentes. As câmaras são competentes, e funcionam igualmente bem para selfies ou vlogging graças ao mecanismo giratório. O seu desempenho é de topo, e o ecrã completo de 90Hz é uma delícia. Esta é a melhor bateria que encontrei num smartphone topo de gama este ano. Além disso, tem uma experiência de Android quase pura. Lê aqui a nossa análise ao ZenFone 7 Pro.

Asus ZenFone 7 Pro
Asus ZenFone 7 Pro

Xiaomi Redmi Note 9S

Este é o smartphone gama-média que mais aconselhei durante este ano, e que algumas pessoas acabaram por comprar à minha volta. Pese embora o facto de todos se queixarem do seu tamanho, igualmente elogiam a qualidade-preço. Tem câmaras competentes para o preço e a performance não desilude. Além disso, a bateria dura facilmente dois dias a utilizadores regulares.

Xiaomi Redmi Note 9S
Xiaomi Redmi Note 9S. Fotografia: Carolina Pereira

OnePlus 8 Pro

Este é o smartphone topo de gama Android que acabei por aconselhar mais este ano, por reunir as principais capacidades que considero necessárias. Pela primeira vez, a OnePlus apostou no carregamento sem fios, e o ecrã de 120Hz combinado com resolução QuadHD+ é do melhor que vais encontrar na indústria.

OnePlus 8 Pro
OnePlus 8 Pro. Fotografia: Ricardo Oliveira

Estas são os equipamentos que mais gostei entre os que consegui testar ou me passaram pelas mãos. Não obstante, há equipamentos este ano aos quais é impossível ficar indiferente. O Xiaomi Mi 10 Ultra, somente lançado na China é o primeiro a ter tão falado carregamento de 120W. Pela primeira vez também temos um smartphone no mercado com câmara debaixo do ecrã, o ZTE Axon 20. Já o Poco X3 NFC é provavelmente o melhor gama-média do ano.

Acompanha-nos para saberes quais as escolhas de toda a equipa durante os próximos dias.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.