A atual líder do mercado de smartphones destaca-se sobretudo pelos seus produtos de entrada e gama média agrupados em linhas populares como os Samsung Galaxy e Samsung Galaxy M. Vários destes dispositivos enfrentam agora um problema peculiar.
Em causa está o bloqueio inesperado (freeze) e reinicio (restart) de vários smartphones integrantes das gama Samsung Galaxy A e Galaxy M. Esta ocorrência foi noticiada neste início de semana após o acumular de queixas dos utilizadores nos últimos dias.
Há vários smartphones Samsung a apresentar erros diversos
O congelamento e bloqueio inesperado dos smartphones é sempre seguido de um reiniciar dos dispositivos móveis. A causa para tal, de acordo com a publicação SamMobile, não é conhecida atualmente, com mais queixas a somarem-se no fórum da Samsung.
Em particular este erro está a afetar os smartphones Samsung Galaxy M30s, Galaxy M31, Galaxy M31s, Galaxy A50, Galaxy A50s bem como o Galaxy A51. Importa ainda frisar que a principal área de incidência aparenta ser a Índia e sudeste asiático.
Há, contudo, outros modelos destas gamas mais acessíveis da Samsung a registar erros similares, indicados nos fóruns oficiais da marca e páginas de suporte. Por outro lado, a ocorrência parece estar limitada às regiões e mercados asiáticos, especialmente o indiano. Importa notar que, apesar de serem a exceção, existem relatos deste mesmo erro noutros mercados globais.
São vários dos seus smartphones mais populares, sem razão aparente
A patologia a afetar estes smartphones Android é idêntica tendo em consideração os relatos. O telefone fica lento ao ponto de bloquear completamente (freeze). Em seguida, passados alguns segundos, o telefone desliga-se e volta a arrancar (reiniciar).
O dispositivo afetado pode, depois, iniciar normalmente ou ficar retido durante vários segundos a minutos no logótipo da Samsung consoante os casos. Esta última instância aparenta ser a mais comum, ficando os telefones "bloqueados" no logo da marca.
Para estes casos os utilizadores estão a remeter os dispositivos afetados para os canais de reparação e assistência oficial da fabricante sul-coreana. Note-se, contudo, que de momento não há justificativa atribuída à causa deste problema.
Em causa têm o SoC Exynos 9610 e Exynos 9611
Os primeiros relatos dos utilizadores que levaram os smartphones afetados aos centros de assistência referem que a fabricante atribuiu o problema à motherboard, a placa mãe. O custo apontado para a reparação tem sido geralmente orçado nos 100 dólares.
Em pouco tempo os utilizadores começaram a atribuir o problema aos processadores usados pela marca nestas gamas Galaxy A e Galaxy. Mais concretamente, aos chips Exynos 9610 e Exynos 9611 frequentemente usado nestes smartphones mais acessíveis.
Por fim, a Samsung não identificou até ao momento a causa do problema, mas acreditamos que tal não tarde. A problemática afeta sobretudo o segundo maior mercado mundial de smartphones, a Índia, um bastião que a Samsung não quer descurar.
Até ao momento não se registam casos similares em Portugal, ainda que a problemática não esteja necessariamente restrita à nação indiana.
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