Smartphones Huawei vão perder outro importante serviço Google

Rui Bacelar
Comentar

A Google passará a impedir smartphones e tablets que não tenham licença para usar os Google Mobile Services (GMS) de usar outro dos seus serviços e aplicações de comunicação. Para os utilizadores de dispositivos móveis Huawei será mais uma frustração.

A medida afetará todo e qualquer smartphone Huawei lançado após maio de 2019 no mercado, bem como a maioria dos smartphones da Honor em circulação. Caso se efetive, será o segundo serviço Google a barrar dispositivos não licenciados.

Os smartphones Huawei perderão o acesso à Google Duo

Google duo

Apesar de os smartphones Huawei não terem os serviços e apps Google desde maio de 2019, era relativamente fácil instalar estas apps via sideload. O processo requer algum conhecimento técnico, mas não está fora do plano razoável, ou mesmo simples.

Isto mudará, contudo, assim que a tecnológica norte-americana lance a versão 123 para o grande público, estando atualmente em fase de testes beta disponível apenas para os inscritos neste programa. Espera-se que esta disponibilização venha a ter lugar durante o mês de abril.

Até lá, os peritos do portal XDA Developers já tiveram oportunidade de analisar o código da nova versão, encontrando aí os indicadores de um controlo mais apertado pela Google. Algo que também aplicarão à app Mensagens Google.

Deixará de ser possível instalar estas apps Google via sideload

smartphones Huawei
A gama Huawei P40 chegou ao mercado em 2020, sem serviços Google.

Trata-se de um reforço de segurança por parte da Google, associada a uma possível integração da encriptação de ponta a ponta nestas aplicações de comunicações. Neste caso, a Google Duo sendo usada para mediar as videochamadas, ao passo que a Mensagens Google é usada para comunicações de texto (SMS).

A tecnológica norte-americana estará a reforçar a segurança das suas soluções, trazendo mais privacidades às mesmas e, como tal, não pode permitir que dispositivos sem licença para usar os seus serviços continuem a usar as suas soluções.

Até ao momento esta lacuna permitia aos utilizadores Huawei instalar grande parte das apps e serviços Google via sideload. No entanto, caso a tecnológica aplique estas restrições, será o fim efetivo de tal possibilidade.

A investigação em torno das novas versões do Google Duo e Mensagens Google está em curso, sendo levada a cabo pelos peritos da XDA Developers. Em síntese, há fortes indícios de que tal venha a ser aplicado, mas ainda sem certezas.

A aplicação Google Duo está disponível gratuitamente na Play Store, com mais de mil milhões de instalações.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.