Google pode trazer para o Android 12 uma popular funcionalidade removida do Android 11

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ao longo dos anos, foram muitas as funcionalidades que vimos a Google testar no Android, que acabaram por não ser disponibilizadas nas versões finais do sistema operativo. Uma das mais recentes foi o "double tap" que, apesar de ter sido muito bem recebido pelos utilizadores, acabou por não estar presente na versão final do Android 11.

No entanto, novas informações avançadas pelo site 91Mobiles, a Google estará a planear a sua implementação no Android 12. No entanto, visto ser também esperada no Android 11, nada pode ainda confirmar a 100% a sua presença. É possível que a empresa tenha precisado de algum tempo adicional para limar todas as arestas desta desejada funcionalidade.

Android 12 poderá adicionar novas capacidades ao teu smartphone

A funcionalidade "double tap" é muito interessante, permitindo ao utilizador interagir com o seu smartphone de uma forma que até agora era impossível. Basicamente, esta implementação permite realizar ações através de toques na traseira do smartphone.

Na sua forma original, esta funcionalidade era esperada com suporte para 5 ações específicas:

  • Ativar a Google Assistant
  • Realizar uma captura de ecrã
  • Pausar/resumir reprodução de vídeo
  • Expandir a barra de notificações
  • Abrir a lista de aplicações recentes

Não há ainda informações concretas sobre uma possível expansão das suas capacidades, mas não seria de estranhar se a versão implementada no Android 12 coloca-se à disposição um maior nível de versatilidade.

Além disso, foi avançado que esta nova versão irá precisar de um toque bastante mais firme para que a funcionalidade seja ativada. Este poderá ser um detalhe muito importante, visto que caso contrário, o "double tap" poderia ser ativado constantemente de forma acidental.

Fica também por confirmar o possível suporte para múltiplos padrões de toque, que poderão eventualmente ser atribuídos a diferentes ações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Esta app Google chegou às 500 milhões de instalações em 3 anos
  • DuckDuckGo afirma-se como alternativa ao motor de busca Google
  • Telefone Google: como usar identificador de chamadas e evitar SPAM
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.