Mensagens Google pode deixar de funcionar em smartphones Huawei

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A popular aplicação Mensagens da Google deixará de funcionar em dispositivos Android não certificados após o dia 31 de março de 2021. A informação é avançada pelo portal XDA Developers após investigação da app Google e das pistas no seu código-fonte.

Por dispositivo Android não certificado entenda-se todo o terminal (smartphone ou tablet) que não recebeu aprovação por parte da Google para acesso pleno aos seus serviços móveis, os GSM. Atualmente os dispositivos Huawei estão privados dos GSM.

A Huawei está privada dos serviços Google desde 2019

Mais concretamente, desde maio de 2019 que nenhum novo smartphone ou tablet Huawei pode usar os serviços Google. O leque de aplicações como a Google Play Store, Maps, Gmail, YouTube, Fotos, Drive, entre outros como a Assistente Google.

Note-se que apesar de não estarem disponíveis para dispositivos Huawei, é possível instalar estes mesmos serviços nos equipamentos da fabricante chinesa. Todavia, não usufruem do estatuto de dispositivo aprovado pela Google.

É este último vetor - a certificação e aprovação da Google - que pode privar os atuais utilizadores da aplicação Mensagens da Google da sua utilização a partir de março. Isto, claro, se as conclusões do portal XDA Developers tiverem correspondência no mundo real.

A aplicação Mensagens da Google

A investigação da XDA Developers apurou a presença de novas condicionantes na versão 7.7.203 da app. No seu interior encontraram fortes indícios que apontam no sentido de ser impossível o seu uso em dispositivos não oficialmente certificados pela Google com os seus GMS após o dia 31 de março de 2021.

Note-se que a Huawei concordou transitar para a Mensagens da Google em 2018, altura em que a gigante norte-americana tentava ganhar ímpeto e fomentar a adoção do padrão RCS. Entretanto, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América viria a colocar a Huawei na lista negra, privando gradualmente a empresa chinesa de negociar com entidades norte-americanas.

A Mensagens da Google é uma das aplicações facilmente instaláveis via sideload nos dispositivos Huawei, em qualquer smartphone da marca lançado após maio de 2019. Infelizmente, é provável que deixem de poder usar esta aplicação bem avaliada.

Encriptação de ponta a ponta a caminho da Mensagens Google?

As conclusões da XDA apontam que esta privação está provavelmente relacionada com uma das melhores alterações apontadas para a Mensagens, a encriptação de ponta a ponta. Isto trará um sério reforço da privacidade do utilizador e justificaria a medida restritiva que acabaria por privar a Huawei do seu uso.

Em síntese, a Google não conseguiria aplicar este padrão de segurança a dispositivos não certificados. Portanto, para não correr riscos desnecessários, excluirão os dispositivos que não tenham esta aprovação e garante de segurança.

A encriptação de ponta a ponta está atualmente disponível na versão beta da Mensagens Google. Espera-se que chegue à versão geral e estável algures este ano.

A app lançada em fevereiro de 2017 e continua a crescer em popularidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 10T Pro: aproveita o desconto neste excelente smartphone!
  • Netflix: o novo “botão mágico” que vai ajudar os indecisos em 2021
  • Alerta Android: 9 apps a remover de imediato do smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.