Mensagens Google pode deixar de funcionar em smartphones Huawei

Rui Bacelar
Comentar

A popular aplicação Mensagens da Google deixará de funcionar em dispositivos Android não certificados após o dia 31 de março de 2021. A informação é avançada pelo portal XDA Developers após investigação da app Google e das pistas no seu código-fonte.

Por dispositivo Android não certificado entenda-se todo o terminal (smartphone ou tablet) que não recebeu aprovação por parte da Google para acesso pleno aos seus serviços móveis, os GSM. Atualmente os dispositivos Huawei estão privados dos GSM.

A Huawei está privada dos serviços Google desde 2019

Serviços Google
Ícones dos principais serviços Google

Mais concretamente, desde maio de 2019 que nenhum novo smartphone ou tablet Huawei pode usar os serviços Google. O leque de aplicações como a Google Play Store, Maps, Gmail, YouTube, Fotos, Drive, entre outros como a Assistente Google.

Note-se que apesar de não estarem disponíveis para dispositivos Huawei, é possível instalar estes mesmos serviços nos equipamentos da fabricante chinesa. Todavia, não usufruem do estatuto de dispositivo aprovado pela Google.

É este último vetor - a certificação e aprovação da Google - que pode privar os atuais utilizadores da aplicação Mensagens da Google da sua utilização a partir de março. Isto, claro, se as conclusões do portal XDA Developers tiverem correspondência no mundo real.

A aplicação Mensagens da Google

Mensagens Google
A aplicação tem uma pontuação geral de 4,4 estrelas na Play Store.

A investigação da XDA Developers apurou a presença de novas condicionantes na versão 7.7.203 da app. No seu interior encontraram fortes indícios que apontam no sentido de ser impossível o seu uso em dispositivos não oficialmente certificados pela Google com os seus GMS após o dia 31 de março de 2021.

Note-se que a Huawei concordou transitar para a Mensagens da Google em 2018, altura em que a gigante norte-americana tentava ganhar ímpeto e fomentar a adoção do padrão RCS. Entretanto, o Departamento do Comércio dos Estados Unidos da América viria a colocar a Huawei na lista negra, privando gradualmente a empresa chinesa de negociar com entidades norte-americanas.

A Mensagens da Google é uma das aplicações facilmente instaláveis via sideload nos dispositivos Huawei, em qualquer smartphone da marca lançado após maio de 2019. Infelizmente, é provável que deixem de poder usar esta aplicação bem avaliada.

Encriptação de ponta a ponta a caminho da Mensagens Google?

Huawei Mate 40
A recente geração de smartphones Huawei Mate 40.

As conclusões da XDA apontam que esta privação está provavelmente relacionada com uma das melhores alterações apontadas para a Mensagens, a encriptação de ponta a ponta. Isto trará um sério reforço da privacidade do utilizador e justificaria a medida restritiva que acabaria por privar a Huawei do seu uso.

Em síntese, a Google não conseguiria aplicar este padrão de segurança a dispositivos não certificados. Portanto, para não correr riscos desnecessários, excluirão os dispositivos que não tenham esta aprovação e garante de segurança.

A encriptação de ponta a ponta está atualmente disponível na versão beta da Mensagens Google. Espera-se que chegue à versão geral e estável algures este ano.

A app está disponível na Play Store, gratuita para Android. Foi uma das soluções lançada em fevereiro de 2017 e continua a crescer em popularidade.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.