Smartphones Android com processadores Intel poderão correr aplicações Windows através de emulador

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O diferencial entre a oferta de aplicações das mais variadas plataformas é um dos entraves à mudança. Claro que quem parte em desvantagem é o Windows, que para já é a plataforma que menor oferta de aplicações dispõe aos seus utilizadores. Mas e quando é o contrário? Quando há alguma aplicação exclusiva do Windows que queres correr no teu smartphone Android?

Sabe-se agora que em breve será providenciada uma solução para correr estas aplicações, através de emuladores como o CrossOver e o Wine. Contudo nem todos os dispositivos serão capazes de o fazer devido a problemas de compatibilidade com os referidos emuladores.

Para quem desconhece, os programas referidos limitam-se a imitar um ambiente Windows, para que seja assim possível correr aplicações em ambientes UNIX que não possuam compatibilidade com a plataforma. Ora o problema é que tanto o Wine como o CrossOver apenas podem ser executados em processadores Intel devido à sua exclusiva compatibilidade com arquiteturas X86, excluindo assim a grande maioria dos processadores presentes no mercado Android.

Ainda assim nem todas as aplicações Windows poderão ser efetivamente executadas através destes emuladores, mas é já possível consultar a lista completa de aplicações que poderão ser executadas. A ter ainda em conta que nem todas as aplicações presentes na loja do Windows estão optimizadas para ecrãs táteis, o que poderá originar algumas dificuldades.

Para finalizar resta-me informar-te que tanto o CrossOver como o Wine estarão disponíveis no Google Play lá mais para o final deste ano.

Talvez queiras ver:

  • Sucessor do Lumia 1020, o smartphone que a Microsoft abandou cai em leak
  • Xiaomi Mi 5 poderá ter o preço de 320$ no seu lançamento
  • Poki.pt o site de Cenas Catitas Online, milhares de jogos disponíveis e gratuítos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.