Este smartphone segue o exemplo do Huawei Mate 20 X

António Guimarães

A Oukitel acabou de anunciar o seu novo smartphone Oukitel K9. Contudo, é mais fácil chamá-lo de phablet pois o seu ecrã de 7.12 polegadas certamente merece esse nome. 

O Oukitel K9 além do ecrã massivo tem uma notch em formato de gota. É impossível não nos lembrarmos do gigante Mate 20 X, lançado no final do ano passado pela Huawei.


oukitel

O Mate 20 X também se apresentou como um equipamento de 7 polegadas mas com um formato mais contemporâneo de 18:9 ao invés dos 16:9 clássicos. O Oukitel K9 apresenta também o mesmo formato com molduras finas. 

Oukitel K9 é massivo no ecrã e na bateria

Embora existam imagens lançados do smartphone e até mesmo um vídeo, os materiais de construção utilizados não são especificados. Contudo, parece ser uma construção de metal e vidro na traseira.

O smartphone possui uma configuração de dupla câmara na traseira, com o LED do flash. Por baixo temos directamente o sensor biométrico com os botões físicos do lado direito.

Quando chegamos às especificações mais técnicas, as parecenças com o Mate 20 X começam a diminuir. Temos aqui um ecrã Full HD+ com uma configuração 4GB/128GB de o processador de média gama MediaTek Helio P35.

mate 20 x

Este não é nenhum Kirin ou Snapdragon mas deverá ser suficiente para alimentar o massivo ecrã de 7.12 polegadas. É importante salientar que temos um sensor Sony de 16MP mais um sensor de profundidade de 2MP. A câmara frontal é de apenas 8MP.

Além do ecrã, o detalhe que mais captura atenção do Oukitel K9 é a sua bateria massiva de 6000 mAh. O seu carregamento rápido permite uma carga completa em uma hora e 30 minutos, segundo a fabricante.

No vídeo, podemos ver ainda ver um teste de bateria contra um iPhone 7 Plus, o que é uma escolha de adversário algo estranha. Podemos ver o K9 a manter-se nos 94% após uma hora de reprodução. 

Estes testes valem o que valem pois são diretos da fabricante e muitas vezes refletem mais jogadas de marketing que outra coisa. Seja como for, uma bateria de 6000 mAh é uma quantidade respeitável e não deverá faltar autonomia ao equipamento.

Bateria e ecrã massivos mas e o preço?

oukitel k9

O Oukitel K9 irá começar a ser vendido oficialmente no final do mês. O smartphone terá uma etiqueta de 230 dólares, que ronda os 215 euros. Para um equipamento com estas características, é um preço bastante atrativo.

É claro que este não é um Mate 20 X por 200 euros mas temos que admitir que há parecenças. A Oukitel até utilizou o mesmo wallpaper da Huawei nas imagens promocionais do K9.

Em conclusão, este é um equipamento que, à tradição de fabricantes chinesas, traz-te características acima da média por um preço mais baixo. Caso queiras um smartphone de ecrã grande e bateria grande, este é o ideal. 

Editores 4gnews recomendam:

Fonte

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.