Smartphone em titânio: vale a pena? (vantagens e desvantagens)

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O acabamento em titânio na moldura dos smartphones está na ordem do dia. Nos iPhone 15 Pro, a Apple abandonou o aço inoxidável da moldura dos modelos antigos e trocou-o por titânio. A Xiaomi seguiu a mesma estratégia com o Xiaomi 14 Pro e tudo indica que a Samsung o fará com o Galaxy S24 Ultra.

Mas a questão que se coloca é: o titânio na moldura dos smartphones vale a pena? Serão mais as vantagens ou as desvantagens? É isso que tentaremos perceber neste artigo.

As vantagens do titânio

Durabilidade

A grande vantagem do titânio face ao alumínio é a sua durabilidade e resistência. Este é um material que consegue aguentar muito mais força sem quebrar. Além disso, tem uma maior resistência à corrosão. Para quem procura um aparelho com maior longevidade, esta é uma escolha acertada.

Peso

Por ser um material mais forte e resistente, poderia pensar-se que o titânio é um material mais pesado. Mas é precisamente o contrário, pois trata-se de um material mais denso. Na verdade, acaba por ser um material mais leve, como é exemplo o iPhone 15 Pro Max (221g) face ao antecessor iPhone 14 Pro Max (240g) em aço inoxidável.

Preço

Para os consumidores, na verdade, pouco mudou. Os iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max chegaram ao mercado ao mesmo preço dos antecessores (1249 e 1499 €, respetivamente). Por isso acaba por ser uma vantagem para o consumidor que fica com um produto mais leve e resistente.

iphone 15 pro

As desvantagens do titânio

Propenso a dedadas

Face ao alumínio, o titânio é um material mais propenso a dedadas. Para quem usa o smartphone sem capa, deve ter isso em atenção, pois requer mais cuidado. Mas se usas capa, pode ser considerado um não-problema.

Estética

O titânio tem um aspeto que pode não agradar a todos os utilizadores. O alumínio é um material com um aspeto mais apelativo e, por isso, nesse campo pode ser uma escolha mais divisora. Mas se a estética for um problema para ti, também é algo contornável.

Dificuldade na reparação

Por ser um material mais forte e resistente, este também pode dificultar alguns dos processos de reparação no smartphone. Mas claro, isso é algo em que só pensarás no caso de ser necessária intervenção técnica na zona da moldura.

iphone 15 pro

O custo para a Apple

Segundo as estimativas do YouTuber Zach Nelson no canal JerryRigEverything, o valor do titânio, que é grau 5, no iPhone 15 Pro terá um custo estimado entre os 9 e os 40 dólares. Mas tendo em conta que a Apple compra a níveis industriais, o preço deverá andar mais perto do valor mínimo.

Até agora não existem números estimados face ao valor do titânio usado noutros smartphones. Mas dentro de alguns meses teremos uma melhor noção, já que serão várias as fabricantes a seguir as pisadas da Apple.

Veredicto: titânio vale a pena, mas...

O titânio é um material mais propenso a dedadas, com uma estética mais divisora e com possibilidade de dificultar reparações. No entanto, é um material que permite trazer smartphones mais leves, resistentes nas laterais e, ao mesmo tempo, onde se mantém o valor para os utilizadores.

Analisando vantagens e desvantagens podemos dizer que sim, o titânio vale a pena nos smartphones. Mas não é algo que te fará notar uma grande diferença ou que, por si só, te deva fazer trocar de equipamento.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.