A LG prepara uma nova geração do seu processador que encontramos no interior das suas Smart TV´s. O novo chip ficará conhecido como Alpha 10 e deverá fazer a sua estreia já em 2024 com o lançamento da nova geração de televisões da sul-coreana.
Será o maior salto de desempenho para as televisões inteligentes da LG desde 2018, ano em que foi lançado o Alpha 9. Com o novo processador, as televisões da marca ficarão ainda mais potentes e com novas capacidades de IA.
Processador Alpha 10 será um dos trunfos da LG para o futuro dos seus eletrodomésticos
As notícias do desenvolvimento de um novo processador no seio da LG chegam-nos pela publicação coreana ETNews. Segundo os dados que conseguiram recolher, este novo componente deverá chegar oficialmente já no próximo ano.
As melhorias face aos atuais processadores da LG serão notórias, mas é na área do machine learning e IA que as novidades mais se farão sentir. Tudo graças à inclusão de uma nova Unidade de Processamento Neural que realizará várias tarefas localmente.
"Diz-se que o novo NPU melhora significativamente o desempenho “no dispositivo” em comparação com o que foi aplicado nos chips de IA anteriores. Isso significa que possui recursos avançados de computação e raciocínio no dispositivo, como TVs inteligentes e eletrodomésticos, sem depender de computação de alto desempenho como data centers."
O que isto significa é que graças ao novo Alpha 10, as Smart TV´s da LG estarão menos dependentes de servidores externos para a execução de tarefas de IA. Estas serão processadas localmente, aumentando também a sua velocidade de execução graças ao chip "edge AI".
O novo Alpha 10 trará também melhorias em outros aspetos com impacto na experiência de visualização dos utilizadores. Este processador trará melhorias na análise de imagens, redução de ruído, reconhecimento de objetos e melhoramento de áudio com base na IA.
Espera-se ainda que este chip possa abrir as portas a novos serviços que utilizem câmaras com sensores de movimentos. O relatório da ETNews não desenvolve este ponto, mas poderá ser a porta para novos serviços de fitness embutidos nas televisões LG.
Para terminar, sublinhar que o Alpha 10 não se cingirá às Smart TV´s da sul-coreana. Ao que tudo indica, este poderá integrar outros eletrodomésticos da marca, aumentando assim o poder e valor do ecossistema de produtos da sul-coreana.
Editores 4gnews recomendam: