Programa leva-te ao passado e deixa-te mexer no MacOS como se fosse 1991!

António Guimarães
Comentar

Um programador independente criou uma aplicação para computador que permite viajar aos tempos do Macintosh Quadra, uma das famílias de computadores da Apple, durante os anos 90. A app corre o MacOS 8.1, na sua versão de 1991 completa.

Esta versão não é apenas um emulador caricato num navegador. A app traz vários jogos e programas como Duke Nukem 3D, Dungeons and Dragons e até mesmo o Photoshop, Illustrator e Premiere. Caso tenhas curiosidade de saber como eram os programas da Adobe nos seus primórdios, aproveita.

cvxcxv

Temos também o Internet Explorer, por incrível que pareça, e o clássico navegador Netscape. É importante salientar que não é possível usar a internet, apenas os programas já instalados, com algumas funções, bem como os jogos.

A app funciona em todos os sistemas operativos como, MacOS, Windows e Linux. Felix Rieseberg, o programador da app, afirma que é um "brinquedo", mas permite transferir ficheiros, montar imagens de discos e fazer uma utilização básica do sistema operativo.

Esta app está disponível no GitHub, um repositório de programas independentes e outros projetos. Caso queiras instalar, utiliza este link e viaja no tempo. Não é a primeira vez que programadores criam maneiras de simular sistemas operativos doutrora mas este é uma versão bem mais completa.

No passado, já foram criados emuladores de várias versões do MacOs, bem como o Windows. Existem emuladores a partir do navegador do Windows 95, 98 e assim por diante. É uma forma interessante de se ver como os sistemas antigos funcionavam.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.