Signal introduz novidades para atrair utilizadores do WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A plataforma de comunicações instantâneas da Signal testa e implementa uma série de novas funções a chegar em breve aos utilizadores. De momento em fase beta, as novidades serão familiares para qualquer utilizador da plataforma líder, WhatsApp.

Entre as melhorias temos um novo conjunto de papeis de parede ou wallpapers para potenciar a personalização de cada sala de chat, sendo possível escolher um fundo para cada conversa. Além disso, será possível definir um status na Signal, tal como no WhatsApp.

As novidades da Signal estão em fase beta para Android e iOS

Após enfrentar quebras no serviço devido ao sobrecarregamento da capacidade dos seus servidores, a Signal ultrapassou as dificuldades técnicas no sentido de acolher os milhões de novos utilizadores. Agora, cimenta a transição do WhatsApp para a sua plataforma com um leque de funções a que estamos habituados na plataforma do Facebook.

As melhorias foram detetadas primeiramente pela WABetaInfo e consistem em várias funções parecidas com o que já temos no WhatsApp. Algo propositado no sentido de familiarizar e fixar os utilizadores descontentes com as desastrosas alterações à Política de Privacidade da plataforma dominante.

As 7 melhorias a caminho da Signal

1. Em primeiro lugar será possível definir um wallpaper específico para cada chat. Trata-se de uma simples opção de personalização, muito em voga no WhatsApp e plataformas similares, mas que até ao momento não está disponível neste serviço.

A personalização na Signal estava limitada à opção entre o Tema Claro e o Tema Escuro.

2. Atualizações do Estado (status). Outra das opções presentes no WhatsApp e agora a caminho da Signal são as atualizações de estado. Na prática, poderás escrever no teu perfil "A trabalhar", "Disponível", "Livre para conversar", entre outras opções.

A plataforma apresenta algumas sugestões de status para o utilizador, mas este é livre para escolher o que quiser.

3. Autocolantes animados. São vários pacotes de autocolantes, figuras animadas para personalizar os chats na plataforma. Chegarão de forma gradual, com novos pacotes a serem disponibilizados periodicamente pela Signal. Além disso, o utilizador poderá criar os seus próprios stickers para partilhar com amigos, família e com quem lhe aprouver.

4. Modo de poupança de dados. Trata-se de uma melhoria técnica que, quando ativada, permitirá fazer o download automático dos ficheiros para uma pasta a definir no smartphone. Adicionalmente também teremos a opção de enviar e partilhar convites para grupos.

5. Chamadas de vídeo em grupo até 7 participantes. Por fim, a Signal expande o suporte para até sete participantes numa chamada de vídeo, onde até então só podiam participar cinco pessoas.

Em síntese, são funções que já conhecemos de outras plataformas como a WhatsApp, mas que agora caminham em direção à Signal, para já em fase de testes.

Os utilizadores inscritos no programa beta já as poderão usar, com os demais a terem que aguardar pela disponibilização global.

Editores 4gnews recomendam:

  • 7 jogos da PlayStation 2 que podes jogar em Android
  • POCO X3 acumula queixas devido à bateria nos fóruns Xiaomi
  • Telefone Google: como usar identificador de chamadas e evitar SPAM
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.