Signal inspira-se no WhatsApp e Snapchat com as "Stories"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Snapchat foi a primeira plataforma social a introduzir o conceito de conteúdo com duração máxima de 24 horas, as histórias, ou Stories como as ficamos a conhecer. Entretanto, do Facebook, ao WhatsApp e Instagram, poucas são as apps que não dispõe de algo similar e até mesmo a Signal, a app de mensagens focada na privacidade, cogita a sua implementação.

Esta possibilidade deixará os utilizadores publicar conteúdo efémero, com vida útil de 24 horas, nos seus perfis em cada plataforma social. Assim sendo, esta será (apenas) mais uma app a adotar o formato que em 2013 ajudou o Snapchat a alcançar a fama e que, entretanto, foi descaradamente copiado por inúmeras rivais.

Tal como o Status do WhatsApp, teremos Stories na app Signal

Signal app mensagens
Crédito: XDA Developers

As novidades foram descobertas numa versão Beta (versão de testes) da app de mensagens Signal pelos peritos do portal XDA Developers. Em causa está a possibilidade de, futuramente, podermos partilhar as nossas próprias Stories também nesta app.

A função chegará em primeiro lugar aos utilizadores da versão beta do mensageiro com o novo recurso para criação de "Stories". É o tipo de publicação a que atualmente não escapamos nas redes sociais, do Instagram, ao original Snapchat.

Signal’s new Stories feature is now available on the beta channel https://t.co/fDfrSDasAt

— XDA (@xdadevelopers) 7 de outubro de 2022

Aliás, à semelhança destas redes sociais, também os conteúdos no Signal desaparecerão após 24 horas de forma automática. Esta nova mecânica será introduzida, ao que tudo indica, na mais privada das aplicações de mensagens e comunicações online.

O recurso encontra-se em fase de testes, tal como a publicação supracitada pode apurar, com várias capturas de ecrã a ilustrar as novas Signal Stories.

As Signal Stories (também) vão desaparecer automaticamente após 24 horas

Signal Stories
Crédito: XDA Developers

A app de mensagens Signal também permitirá controlar quem pode ver as publicações nos Stories. A saber, teremos as seguintes opções:

  • Todos os contactos
  • Lista com exceções
  • Somente membros de um grupo específico

Nesta última opção - membros de um grupo específico - os utilizadores poderão partilhar as Stories, Reagir e Responder ao conteúdo publicado.

Signal stories....finally!@signalapp pic.twitter.com/Q45WIYOlU0

— Sumeet (@TheErSumeet) 7 de outubro de 2022

Por outro lado, para publicar um Storie, e criar o mesmo, basta pressionar o botão "Meus Stories". A opção figurará no topo da página dedicada às histórias na aplicação. Em alternativa, poderão também tocar no botão de câmara fotográfica.

Além disso, podemos alternar ente as Stories com vídeo / fotografia e o ecrã com texto e imagem. Poderemos assim publicar um "Texto", uma simples frase, ou um link com fundo personalizável.

Em suma, encontraremos um equivalente direto nas Signal Stories ao que já conhecemos de outras plataformas como o Instagram Stories, Snapchat, WhatsApp Status, entre outros.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.