Signal: esta é a função que está a roubar utilizadores ao WhatsApp

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Signal é a melhor alternativa ao WhatsApp para quem valoriza, sobretudo, a privacidade online. A plataforma de comunicações instantâneas e app de mensagens ganhou um súbito destaque no início deste ano após o anúncio dos novos termos da WhatsApp.

Foi a partir daí que assistimos a um autêntico êxodo do WhatsApp para alternativas como a Signal e a Telegram, ambas as rivais somando milhares de novos utilizadores às custas da plataforma dominante. Agora, há mais um trunfo forte a favor da Signal.

A Signal já vence o WhatsApp na partilha de imagens

A partilha de imagens através das plataformas de comunicação instantânea é uma realidade diária para milhões de utilizadores, sendo uma importante componente deste tipo de serviços. No entanto, é uma das funcionalidades que pode facilmente sobrecarregar os servidores das empresas do setor.

Esta realidade leva a que plataformas como o WhatsApp apliquem fortes protocolos de compressão no envio e transferência de imagens ou vídeo. Como resultado, os conteúdos acabam por perder bastante qualidade ao serem enviados online.

Por outro lado, a Signal acredita que este é um trunfo importante para fazer frente à plataforma rival. Nesse sentido, passa a ser possível enviar imagens em alta qualidade, mais concretamente em resolução Ultra-HD (4K) pelo seu serviço.

Signal e Telegram são as apps de mensagens ideais para enviar imagens

Segundo a investigação levada a cabo pela equipa da AndroidPolice, a função está disponível na versão beta v5.11.0 da aplicação, estando já a colher feedback muito positivo. Aliás, é uma das novidades que já estará a trazer novos utilizadores à plataforma.

Aos interessados é já possível descarregar e usar a nova versão da Signal, através da APK Mirror, com a nova opção de envio em alta qualidade. Note-se, contudo, que este padrão de envio é mais lento e implica um maior tráfego de dados.

Após a instalação do APK os utilizadores poderão optar por dois padrões de envios - Padrão (Standard) e Alta-Qualidade (High), com diferenças notícias na qualidade das imagens.

Para a Signal o envio de imagens em alta qualidade é uma componente da mais extrema importância, algo que a ajuda a diferenciar-se e a acrescentar valor face à rival WhatsApp.

Por fim, vale frisar que também a Telegram permite enviar imagens em alta-qualidade, ou no formato (tamanho original), algo que continua a não ser possível através da WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi POCO M3 Pro vai chegar ao mercado para surpreender
  • Twitter tem um novo tipo de letra. Já deram conta da "Chirp"?
  • Google prepara nova forma de despertar a sua Assistente no smartphone
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.