Problemas de acesso ao serviço de Internet NOS-WiFi no PC? Esta é a solução que procuravas!

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 3 min.
NOS
NOS

Nos últimos dias, por me encontrar num local sem ligação à Internet, vi-me obrigado a utilizar um serviço que utilizo há muito, o “NOS WIFI Fon”, antigo “Fon Zon”. Até aqui, sempre havia funcionado corretamente e esperava que o mesmo continuasse a acontecer. Contudo, não foi bem isso que se sucedeu, mas sobre isso falarei mais daqui a pouco.

Para quem não sabe, este serviço é o maior serviço de Internet fora de casa. Basicamente, por ter uma conta de cliente NOS e configurar um conjunto pequeno e bastante simples associados à criação de uma conta que me permite usufruir desse serviço, acabo por ter acesso a mais de 900 mil locais com Internet “grátis”, em Portugal. As aspas apenas se encontram ali porque, embora seja mesmo totalmente grátis utilizar a Internet NOS Wi-Fi, preciso ser cliente dessa operadora ou, caso não o seja, pagar uma quantia para utilizá-la por um determinado período de tempo.

Vê também: É possível criar um atalho da 4gnews no teu smartphone Windows!

Bom, agora que já todos sabemos o que é, resta dizer que o processo de autenticação é do mais simples que pode haver…para smartphones e tablets, de preferência iOS ou Android. Porquê?

De facto, no smartphone que utilizo, ao possuir a aplicação oficial da NOS para este fim, só me vejo obrigado a ligar o Wi-Fi e escolher a rede “NOS_WIFI_Fon”, ou seja tudo o que faço quando me quero ligar a uma rede Wi-Fi comum. Porém, o mesmo não posso dizer quando me quero ligar com o computador.

Se até há pouco tempo, escolhia a rede Wi-Fi no PC e depressa abria uma janela no Microsoft Edge, por exemplo, que me apresentava um separador dedicado exclusivamente à NOS para que colocasse o meu username e palavra-passe, e depressa começasse a utilizar Internet, agora acabou.

Depois de tantas tentativas, nunca pensei que só o velhinho Internet Explorer me pudesse ajudar a conectar-me à rede NOS Wi-Fi...Usufruir de Internet com este serviço parece agora uma realidade!

Por isso, deparei-me com uma situação algo incomodativa. Precisava da Internet, a rede estava disponível, mas não conseguia ligar-me. Ora, o que fiz foi tentar inúmeras vezes, utilizando três browsers diferentes – Chrome, Edge e Opera –, mas nenhum deles resultou. Nenhum me dava o tal separador que tanto queria.

Entretanto, liguei para a NOS a reportar a situação, depois de ter feito algumas pesquisas na net sem sucesso acerca do meu problema. Fui bem atendido e, embora não me tenham conseguido dar uma resposta imediata para o que se estava a passar, uma solução, prontamente me foi dito que entrariam em contacto comigo nas próximas 48 horas.

Bem, o problema persistia e continuava sem Internet. Até que, ao vasculhar as configurações do Windows, mais propriamente na secção da ligação à rede, etc, vejo algumas definições relacionadas com o Internet Explorer. Pois é, o quarto browser que tenho no PC, que nunca utilizo e que já quase me esquecia em que local se encontrava. Foi nesse momento que, de uma forma absurda, resolvi tentar tudo o que tinha feito durante uma tarde e que nenhum resultado tinha dado.

A NOS já conta com mais de 900 mil pontos de Internet distribuída por todo o país! É, por isso, um serviço com o qual poderemos contar!

Ora, liguei-me de novo à rede pública da NOS, abri o Internet Explorer – depois de o encontrar na pasta “Acessórios do Windows” – e, por incrível que pareça, o velho e obsoleto browser deu-me, de facto, a felicidade que procurava. O separador da NOS_WIFI_Fon que não havia maneira de aparecer, apareceu, sem mais nem menos, sem que fosse preciso fazer algo mais específico para que tal acontecesse.

Assim, recapitulando, caso tenhas um computador ou tablet com Windows 10, sejas cliente NOS, e queiras usufruir do serviço NOS_WIFI_Fon, já sabes. Em primeiro lugar terás de criar uma conta – algo bastante fácil de fazer – e, se porventura tiveres problemas para utilizá-lo nesse dispositivo, usa o Internet Explorer.

Espero que esta dica te tenha sido útil. Não te esqueças de partilhar se achares que foi relevante para ti, pois poderá sê-lo também para um amigo, familiar ou conhecido.

Outros assuntos relevantes:

Realidade aumentada em Star Wars: Jedi Challenges graças à Lenovo

Xiaomi 5X deverá estrear um nova linha de smartphones da marca

Essential Phone – Estará o projecto em risco antes sequer de chegar ao mercado?

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.