Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Sena M1 review: capacete de montanha inteligente e conectado

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Um capacete pode ser mais que um mero instrumento para nos proteger em caso de quedas. Pode também ser usado de forma inteligente para comunicação entre ciclistas, para uma experiência de ciclismo conectada. É aqui que o Sena M1 entra na equação.

Este capacete da marca italiana chega com um intercomunicador que permite aos utilizadores ligarem-se até quatro ciclistas. Tudo isto desde que tenhas um capacete compatível e sem a necessidade de um serviço de dados móveis. Vamos conhecê-lo melhor?

Sena M1

Principais características do capacete Sena M1

  • Intercomunicação até 4 utilizadores em simultâneo até 900 metros
  • Microfone e altifalantes embutidos
  • Controlo de ruído avançado
  • Codec SBC incorporado
  • Bluetooth 4.1
  • Ligação à app Sena Cycling
  • Controlo simples com botões
  • Luz traseira integrada sólida ou intermitente
  • Tamanhos: M ou L
  • Peso: 430 g (no tamanho M)
  • Construção em policarbonato EPS com forro EPS
  • Disponível em preto mate, branco mate e cinzento mate

Unboxing ao Sena M1

O Sena M1 chegou-me às mãos muito bem acondicionado, notando-se que a marca dá bastante atenção à apresentação do produto. No interior encontras tudo o que precisas para o poder começar a usar.

Além do capacete, encontras um cabo USB-A para micro-USB para carregamento e um manual de instruções bastante completo. Além disso, este modelo inclui também uma bolsa em tecido ideal para guardar o capacete quando não está a ser usado.

Sena M1

A minha opinião sobre o Sena M1

Ao longo das últimas semanas tive oportunidade de testar este capacete de montanha em algumas viagens de bicicleta. E neste artigo falo-te sobre o mais que gostei, o que gostaria que fosse diferente e para quem pode ser este produto.

Intercomunicador do Sena M1

A funcionalidade de intercomunicador é, vamos admiti-lo, a estrela deste capacete. E claro, para muitos utilizadores que possam viajar exclusivamente sozinhos de bicicleta, esta pode parecer despicienda.

Sena M1

Mas se tal como eu viajas de bicicleta com outras pessoas, sabes que nem sempre é possível ir a par. Existem atrasos, pois cada um tem o seu ritmo, e regra geral é difícil comunicar. Mas com um capacete como este Sena M1, a comunicação entre capacetes compatíveis é absolutamente incrível.

Isto porque se tiveres este Sena M1, podes conectar-te diretamente através da app a outros capacetes compatíveis de marca. Isto significa que se fores andar de bicicleta com um amigo ou familiar, podem estar sempre em comunicação sem que sejam precisos dados.

Sena M1

Após o emparelhamento inicial, basta-nos ligar o capacete, ativar a funcionalidade com um clique na lateral, e estamos comunicáveis com os outros ciclistas com capacete compatível (até um máximo de 4 neste modelo). Não é preciso internet ou smartphone: apenas um capacete compatível.

Testei esta funcionalidade com outra pessoa que levava um Sena C1, e posso dizer-te que funciona impecavelmente. Como não temos o mesmo ritmo, e é difícil muitas vezes ir a par, estamos permanentemente a comunicar. Até para dar indicações de possíveis problemas no trajeto se torna imprescindível.

Sena M1

A marca afirma que esta funcionalidade de intercomunicação funciona até uma distância impressionante de 900 metros em campo aberto. E posso dizer-te que, pelos meus testes, 500 metros de distância entre ambos é perfeitamente possível e sem quaisquer falhas. Por isso, os números da marca não fogem à realidade. E caso te desconectes, este conecta-se automaticamente quando se reaproximarem.

Os altifalantes onde ouvimos a outra pessoa estão ligeiramente acima da zona dos ouvidos. Isto significa que não obstruem o canal auditivo, e não deixas de ouvir tudo o que rodeia. E nos microfones, nota-se bastante o trabalho da marca.

Sena M1

A Sena patenteou a tecnologia Advanced Noise Control. Esta reduz o vento inerente à utilização de bicicleta, que poderia dificultar a conversa entre ciclistas. Nota-se que é um trabalho tão bem feito, quando ouves claramente a voz da outra pessoa, e muito poucos ruídos indesejados exteriores.

Para quem gosta de partilhar a experiência de ciclismo, esta é uma funcionalidade que muda completamente a forma como andamos de bicicleta com companhia. E neste caso em que se trata de um capacete de montanha, em cenário de trail vai certamente alterar positivamente a tua experiência com companheiros de atividade.

Sena M1

Ligação Bluetooth do Sena M1

Esta é uma das minhas características favoritas neste Sena M1. Com a ligação Bluetooth 4.1, podes ligá-lo facilmente ao teu smartphone. Após o emparelhar a primeira vez, basta ligar o capacete e o emparelhamento é automático.

A partir daí o céu é o limite, já que podes usar o teu capacete para várias funcionalidades. Como este tem altifalante e microfone embutido, podes usar o capacete para fazer chamadas enquanto viajas, totalmente sem fios e sem distrações. Visto que as colunas não estão em cima dos teus ouvidos, e continuas a ouvir tudo ao teu redor.

Sena M1

O mesmo se passa com ouvir um podcast, audiobook ou mesmo música. Graças ao altifalante no capacete, podes facilmente ir a ouvir música ou um podcast. É claro que se fores num sítio silencioso, os outros também poderão ouvir um pouco do que estás a ouvir. Mas aí cabe a ti gerir o volume que for mais conveniente.

Se tiveres uma assistente virtual ativa no smartphone, como a Google Assistant ou a Siri, também podes dar controlos de voz em movimento. Com o microfone no capacete podes alternar de música ou ligar a alguém, desde que faças essa automação prévia.

Sena M1

O mesmo se passa com a utilização de serviços de localização, quando fores para sítios que não conheces. Basta teres o Google Maps ligado no smartphone, que ser-te-á dada a indicação sonora do que deves fazer nas colunas do capacete.

Iluminação do Sena M1

Um bónus neste Sena M1 é que temos luz na traseira do capacete. Este pode assim funcionar como única luz traseira que utilizas à noite, como complemento à luz que poderás ter na traseira da tua bicicleta.

Sena M1

Por não ser muito brilhante, esta é uma luz que só vai valer a pena utilizar em condições de pouca luminosidade. Ligá-la está à distância de um botão, e esta pode ser usada de forma intermitente ou ligada permanentemente.

Construção e conforto do Sena M1

Para um capacete desta faixa de preço não se esperava outra coisa, e não te devo surpreender ao dizer que o Sena M1 é provavelmente o capacete do trail mais confortável que já usei. O interior é bastante acolchoado, e essas partes podem inclusivamente ser retiradas se as quiseres lavar.

Sena M1

Temos uma construção em policarbonato e plástico, para um acabamento que dá uma sensação premium e de robustez. De realçar ainda a pala na parte frontal que ajuda a atenuar o sol. Regra geral, é um capacete com bastante ventilação e nunca senti desconforto ou calor a usá-lo.

Está disponível nos tamanhos M e L. No meu caso uso o L, que vai de 57 a 61 centímetros. Este ajusta-se bem à minha cabeça, tendo na parte traseira a clássica mola para melhorar o ajuste. A cinta de queixo é em nylon e tem um material acolchoado na zona do queixo para maior conforto.

Sena M1

É um capacete bastante confortável e que transmite durabilidade. No meio de tanta tecnologia, isso não é despiciendo. Usei-o por longos períodos, e posso dizer-te que é mesmo o capacete mais confortável que já usei.

Um facto importante é que, pelo menos neste modelo, a Sena conseguiu esconder quaisquer cabos. Embora saibamos da tecnologia presente neste capacete, não existem propriamente cabos visíveis a ‘anunciá-la’. Embora saibamos de toda a sua qualidade, para as outras pessoas não passa de um capacete “normal”. E isso é muito positivo.

Sena M1

App Sena Cycling

Assim que instalei a app Sena Cycling (disponível para Android e iOS), o primeiro passo foi atualizar o capacete para a versão de firmware mais recente. Para tal tens de usar o teu computador, e descarregar por lá uma app.

A app acaba por ser a forma simplificada que tens de pôr capacetes compatíveis a comunicar com o teu. É também aí que podes definir outras funcionalidades do capacete, como é o caso do sistema de iluminação (que também pode ser definido no botão traseiro do capacete). É uma app simples e intuitiva qb.

Interface da app Sena Cycling
Interface da app Sena Cycling

Seria interessante, por exemplo, a app avisar-te de quando o capacete está perto de ficar sem bateria, e ter a indicação permanente do nível de bateria do mesmo. Para que quando sais de casa, saibas se deves ou não carregá-lo antes.

Bateria do Sena M1

Como estamos a falar de um capacete com intercomunicador, Bluetooth e luzes, a bateria é um ponto a ter em conta. Mas não tens com te preocupar. A autonomia em conversa vai das 11 às 18 horas, e isso depende do volume e também se estás ou não a usar as luzes.

Sena M1

Com carregamento rápido, em 20 minutos temos 3 horas de intercomunicador adicional. Pelo que poderás ter aqui autonomia para vários dias de uso. O tempo de carregamento total é de cerca de duas horas e meia.

O ponto menos positivo, neste campo, é o facto de este Sena M1 (ao contrário do C1), ainda ter entrada para carregamento micro-USB. Esse pode ser um não-problema para muitos utilizadores (como é o meu caso), mas para outros pode ter relevância. Até porque este capacete é um investimento avultado.

Sena M1

Conclusão sobre o Sena M1

Para ciclistas que dão valor à experiência em comunidade, seja em ciclismo de estrada ou em trail, este é o capacete perfeito. O intercomunicador permite comunicar entre até quatro capacetes compatíveis com o sistema, e não precisa de quaisquer outros acessórios para funcionar.

A adição de Bluetooth é especialmente interessante para quando andas sozinho, mas não só. Isto porque te pode permitir fazer/receber chamadas ou ver as coordenadas no GPS. E como os altifalantes estão posicionados numa zona que permite estar atento ao exterior, também podemos perfeitamente ir a ouvir um podcast, audiobook ou música.

Sena M1

A autonomia de bateria é boa, embora gostasse que o carregamento já fosse feito por USB-C. Temos iluminação na parte traseira que possas ser visto da melhor forma à noite, e trata-se daquele que é provavelmente o capacete do género mais confortável que já usei. Passou a ser o meu capacete sempre que ando de bicicleta, e isso é o melhor elogio que lhe posso fazer.

O Sena M1 Mountain Bike Helmet está disponível em preto, branco e cinzento mate na Amazon de Espanha a partir de 153,95 € (preço pode variar no futuro). Os portes para Portugal são gratuitos, e este valor já inclui taxas. Podes ainda saber mais detalhes sobre o produto no site oficial da Sena.

Pontos fortes do Sena M1

  • Comunicação com outros capacetes compatíveis sem necessidade de dados móveis
  • Construção robusta e interior bastante confortável
  • Altifalante bastante audível, mesmo com ruído exterior
  • Permite intercomunicação, ouvir música/podcasts ou fazer chamadas sem perder a noção do que nos rodeia

Pontos a melhorar do Sena M1

  • Carregamento ainda é feito por micro-USB

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.