Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Segurança Social obriga-te a fazeres isto até 12 de maio

A partir de 12 de maio, o acesso à Segurança Social Direta deixa de funcionar só com NISS e palavra-passe. Passa a ser obrigatório um código temporário por SMS ou e-mail. Sem ativar a autenticação de dois fatores, ficas sem acesso.

seguranca_sociale

De acordo com o comunicado oficial da Segurança Social Direta, a partir de 12 de maio passa a ser obrigatório autenticar com e-mail e palavra-passe, substituindo o NISS como método de acesso principal.

O que muda exatamente?

Com a nova obrigatoriedade, deixa de ser suficiente introduzir apenas a palavra-passe habitual e o NISS. Passa a ser exigida uma segunda etapa de verificação da identidade através de um código temporário e único, enviado por e-mail ou por SMS para o telemóvel do utilizador.

Esta alteração aplica-se a todos os utilizadores que não utilizem a Chave Móvel Digital para entrar no serviço. Quem já usa a Chave Móvel Digital não precisa de fazer nada, uma vez que esse método já oferece por natureza níveis elevados de segurança e certificação do Estado. Não é uma medida isolada. O Portal das Finanças também passou a exigir autenticação de dois fatores.

Como ativar em menos de 5 minutos

O processo é simples:

  1. Acede ao portal da Segurança Social Direta e autentica-te com o teu NISS e palavra-passe.
  2. Segue as instruções apresentadas no ecrã para ativar a autenticação de dois fatores.
  3. Confirma se os teus contactos estão atualizados, como o e-mail e o número de telemóvel. Se necessário, faz as devidas correções.

A recomendação da Segurança Social é que os utilizadores ativem esta funcionalidade assim que possível para evitar constrangimentos quando a medida entrar em vigor. Ao ativares já, tens também tempo para verificar se os dados da conta estão corretos, nomeadamente número de telemóvel e e-mail.

A Segurança Social não tem parado de evoluir nos seus serviços digitais. Recentemente, a app lançou uma novidade útil para idosos e antes disso estreou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN diretamente no portal.

Samsung Galaxy A57 5G
Samsung Galaxy A57 5Gcâmara tripla com Nightography, resistência IP68, bateria até 2 dias, IA avançada
389,43 €Amazon
408,29 €-5%
Adiciona o 4gnews ao teu Google News Google News
Miguel Vieira
Miguel Vieira
Redator no 4gnews com formação em Programação e Multimédia. Cobre tecnologia, gaming e mobilidade elétrica, com presença em eventos como a Web Summit, Lisboa Games Week, ECarShow e SAHE.