Score é a nova app de namoro para quem tem boa saúde financeira

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma financeira Neon Money Club lançou hoje o Score, uma aplicação de relacionamento exclusiva para pessoas com um bom ou excelente Credit Score.

A aplicação que chega a tempo do Dia dos Namorados, afirma promover a consciencialização sobre a importância das finanças nos relacionamentos, mas provavelmente irá gerar algumas controvérsias.

Como funciona o Score?

Score
Imagem: Divulgação / Neon Money Club

Primeiro, é importante compreender o que é o Credit Score. Também conhecido como "pontuação de crédito", o Credit Score é uma pontuação que avalia a capacidade de uma pessoa em cumprir com obrigações financeiras e compromissos.

Essa pontuação é atribuída com base em dados como histórico de pagamentos, eventuais dívidas em aberto, renda mensal, tipos de crédito utilizados anteriormente, entre outros fatores; e determina se o indivíduo pode, por exemplo, obter empréstimos. Em suma, é uma espécie de indicador da saúde financeira de alguém.

De acordo com as informações divulgadas pelo Neon Money Club, o Score estará disponível para download e inscrições por cerca de 90 dias. Ao se inscreverem, os utilizadores passarão por uma "verificação de crédito suave" apenas para confirmar se sua participação é permitida.

Para poder aceder à aplicação, é necessário ter um Credit Score de pelo menos 675.

Essa verificação de crédito não afetará os relatórios de crédito dos utilizadores. Após a aprovação, os utilizadores poderão visualizar perfis de outras pessoas e escolher de acordo com diferentes interesses, incluindo aqueles que tenham interesses financeiros semelhantes.

Elitista ou promotor de consciência financeira?

Neon Money Club
Imagem: Divulgação / Neon Money Club

Segundo o Neon Money Club, a aplicação surgiu do interesse da empresa em abordar a saúde do crédito em outros contextos. A plataforma financeira afirmou reconhecer que falar sobre dinheiro pode ser desconfortável, mas que as finanças são uma parte importante das relações.

“Precisamos levar a conversa para áreas onde as finanças não são tradicionalmente discutidas. [...] Antes de educar as pessoas, é preciso chamar a sua atenção. Com o Score, estamos a trazer a conversa para o namoro”, disse Luke Bailey, cofundador e CEO do Neon Money Club, em entrevista ao TechCrunch.

De acordo com dados do Institute for Divorce Financial Analysts, as questões financeiras são uma das principais causas de divórcio nos Estados Unidos. E para Bailey, os métodos tradicionais de aumentar a consciencialização financeira estão desatualizados. Por isso, a aposta no Score.

A proposta da app, inclusive, não é ligar apenas pessoas ricas. O Credit Score médio do cidadão dos Estados Unidos é 716, e a pontuação mínima exigida pela aplicação é 675. Além disso, essa pontuação não ficará exposta na app, ou seja, não será possível escolher por esse critério.

Por outro lado, a plataforma acaba tornando-se elitista quando considera-se, por exemplo, que a população negra e hispânica nos Estados Unidos tem um Credit Score médio de 640.

Quando questionado sobre essa possível perpetuação da divisão de classes, Bailey explicou que ter um bom crédito é mais aspiracional do que classista. Ainda segundo o CEO, é perfeitamente possível ter um Credit Score baixo mesmo com uma renda alta.

Além disso, o Score vai disponibilizar educação financeira para aqueles que forem negados na app, para ajudá-los a melhorar o seu Credit Score e, futuramente, tentar um novo acesso aos produtos da plataforma. Para Bailey, é um ciclo intencionalmente positivo.

“Depois disso, essas pessoas são enviadas de volta para nós para se qualificarem para os nossos produtos. É preciso haver mais consciência sobre as oportunidades que podem ser abertas com um bom histórico de crédito”, explicou o CEO.

Lançado em 2021 com a proposta de rastrear a literacia financeira, o Neon Money Club tornou-se, em 2023, a primeira empresa de tecnologia de propriedade de pessoas negras a lançar um cartão de crédito com AMEX.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.