Samsung vai lançar portátil Galaxy Book 4 com recursos de IA Offline

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung Electronics vai lançar um portátil com capacidades de inteligência artificial (IA) que não requer conectividade com a Internet ou Wi-Fi. A boa notícia é que o computador pode chegar ao mercado ainda em 2023 ou no início de 2024.

Galaxy Book 4 Series terá o poderoso processador Core Ultra

Galaxy Book 3 Series
Linha Galaxy Book 3 Series (Imagem: Divulgação / Samsung)

De acordo com o site sul-coreano Pulse, fontes confiáveis revelaram que o novo portátil da Samsung será o Galaxy Book 4 Series. O novo modelo deve vir equipado com o Core Ultra, processador da próxima geração da Intel.

Conhecido pelo nome de código Meteor Lake, este processador é o primeiro da Intel a contar com uma unidade de processamento neural (NPU) que fica dentro do bloco system-on-chip (SoC). E um de seus muitos recursos é precisamente a capacidade de lidar com cálculos de IA mesmo sem conexão à Internet.

Em outra ocasião, a Intel já demonstrou o poder do NPU do Core Ultra, quando o utilizou para operar um chatbot GPT baseado em Meta LLaMa 2 sem ter conectividade com a Internet.

A expetativa é que a IA integrada no dispositivo permita atingir velocidades de processamento mais altas. Além disso, eliminar a necessidade de transmitir informações coletadas para servidores centrais garante mais segurança.

Há uma grande probabilidade também de que o Galaxy Book 4 Series já venha equipado com o modelo interno de IA generativa da empresa, o Samsung Gauss.

Apesar das novas informações que surgiram, um funcionário da Samsung Electronics afirmou que “nada foi confirmado ainda em relação ao desempenho e à data de lançamento do Galaxy Book 4 Series”.

Novos lançamentos de chips com IA devem aquecer o mercado

A Samsung não é a única com planos de apresentar um computador cujo chip já tenha um mecanismo de IA integrado. Em outubro, a HP lançou o seu portátil Spectre Fold com recursos de IA. O dispositivo tem funções de segurança, saúde e controle por gestos que ajustam automaticamente o brilho da tela.

A LG Electronics já confirmou seus planos de lançar um novo notebook equipado com um mecanismo de IA em 2024. E a fabricante taiwanesa de PCs Acer, também já revelou um protótipo equipado com o novo processador da Intel.

Caso o lançamento da Samsung se confirme, acredita-se que a novidade pode revigorar o mercado de laptops e levá-lo a uma onda de crescimento.

Editores 4gnews recomendam:

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.