Samsung vai aumentar autonomia dos seus smartphones com uma solução inesperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung pretende fornecer mais autonomia aos seus smartphones e encontrou uma solução tão inovadora como inesperada para o fazer.

Parece que a gigante sul-coreana pretende equipar os seus terminais móveis com uma tecnologia de bateria que até agora apenas foi utilizada em veículos elétricos.

Tecnologia inovadora pode aumentar o tamanho da bateria em 10%

Samsung baterias
Esquema ilustrativo das atuais baterias de smartphone versus tecnologia de empilhamento da Samsung

Para responder às necessidades atuais dos utilizadores, a Samsung quer aumentar de forma significativa a autonomia da bateria dos seus smartphones. E, ao que tudo indica, terá já encontrado uma solução tão supreendente como inovadora.

Segundo as informações agora divulgadas, a gigante sul-coreana vai recorrer a uma tecnologia para baterias que até ao momento só foi utilizada em veículos elétricos. Na prática, as novas baterias vão recorrer ao método de empilhamento, em vez do processo "rolo de gelatina", usado nas atuais baterias convencionais.

Até agora, este método de empilhamento apenas foi usado em células grandes destinadas a veículos elétricos. Mas a Samsung está tão empenhada e confiantes nesta solução para as células mais pequenas dos terminais móveis que até já montou uma linha de produção para estas baterias, na Coreia do Sul, o seu país de origem.

Na realidade, se esta solução for colocada em prática no Galaxy S23, por exemeplo, o terminal arrisca-se a ser um campeão destacado na corrida da autonomia. Tudo porque a tecnologia permite aumentar o tamanho da bateria em 10%, sem que isso aumente a espessura do smartphone.

Tecnologia de empilhamento pode melhorar significativamente o carregamento rápido

Na prática, com esta tecnologia o Galaxy S23 podia alojar uma bateria de 5.500 mAh ou maior, capaz de fornecer mais tempo de autonomia aos utilizadores.

Mas melhor ainda é que vários especialistas são de opinião que este método de empilhamento pode trazer consigo outra melhoria substancial e muito bem-vinda por todos nós. De acordo com alguns investigadores a nova tecnologia de empilhamento pode permitir que o suporte de carregamento rápido coloque uma bateria a 100% em apenas cinco minutos.

A confirmar-se esta última hipótese, tal significa que podemos carregar na totalidade um smartphone num período de tempo tão curto, como por exemplo, de manhã enquanto lavamos os dentes ou ao almoço enquanto bebemos café.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt