Samsung será responsável por uma das principais novidades dos iPhone 13 Pro

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Samsung e Apple protagonizam uma das maiores rivalidades do mundo tecnológico, mas não conseguem viver uma sem a outra. Exemplo disso é o papel fundamental que a sul-coreana terá no desenvolvimento dos ecrãs para os iPhone 13 Pro.

Tal como aponta o relatório da The Elec, será a Samsung quem fabricará os ecrãs com taxa de atualização de 120Hz para os iPhone 13 Pro. A introdução desta elevada taxa de atualização nos smartphones da Apple é uma das principais novidades para a próxima geração.

Samsung fabricará os painéis LTPO de 120Hz para os iPhone 13 Pro

Durante muitos meses especulou-se que os iPhone 12 Pro viriam com uma taxa de atualização de 120Hz. No entanto, uma mudança de última hora, relacionada com a autonomia dos equipamentos, obrigou a Apple a abandonar essa característica.

Para a próxima geração dos seus topos de gama, a Apple já terá encontrado a solução ideal. Essa passará pelo uso da tecnologia LTPO. Um tipo de painel que consegue correr a altas taxas de atualização, sem sacrificar a autonomia do dispositivo.

Os ganhos, face à atual tecnologia usada pela Apple, devem fixar-se entre os 5% e os 15%. Graças a isso, a Apple poderá compatibilizar os iPhone 13 Pro com as redes móveis 5G e a taxa de atualização de 120Hz.

Sem surpresa, a principal fabricante destes ecrãs será a Samsung que, ao que tudo indica, conseguirá fabricar 60 mil unidades por mês. Este valor está bastante acima dos 5 mil mensais da LG, daí que a aposta da Apple recaia na sua arquirrival.

120Hz para todos os iPhone 14, em 2022

O mesmo relatório afirma ainda que a exclusividade dos 120Hz nos modelos Pro durará apenas um ano. Espera-se, assim, que em 2022, todos os quatro iPhone 14 possam contar com um ecrã com essa taxa de atualização.

Para este alargamento contribuirá bastante o expectável aumento de produção da LG dos painéis LTPO de 120Hz. Assim a Apple poderá socorrer-se deste segundo fornecedor, reduzindo a sua dependência da Samsung e conseguindo baixar os custos associados a este componente.

A tecnologia LTPO não será nova para a Apple, visto que a marca já a utiliza desde o Apple Watch Series 4. Porém, o primeiro smartphone com essa tecnologia de ecrã foi o Samsung Galaxy Note 20 Ultra.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 13: todos os modelos contarão com característica exclusiva dos iPhone 12 Pro
  • Apple Glass: óculos de Realidade Aumentada podem chegar antes do previsto
  • Apple AirPods Max terão versão “barata” para competir com os Sony WH-1000XM4
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.