A Samsung Display deu a conhecer um protótipo de smartphone dobrável que pode fletir para fora e para dentro, redefinindo assim o que podemos esperar deste formato. O conceito pode, futuramente, ser empregue em dispositivos como o Samsung Galaxy Z Fold5.
O dispositivo de teste foi batizado de Flex In & Out e traz-nos uma nova dobradiça em forma de "U" ou gota de água. É o mais recente conceito prático da tecnológica sul-coreana e pode, num futuro próximo, deslumbrar-nos em produtos prontos para o mercado.
Samsung Display demonstrou o seu novo tipo de ecrã Flex In & Out
Importa frisar que este dispositivo móvel foi demonstrado pela Samsung Display, o departamento da gigante sul-coreana responsável pela criação, estudo e desenvolvimento de novos ecrãs. Dito isto, não podemos assumir que já este ano teremos um smartphone, pronto para o grande mercado, com estas caraterísticas.
O equipamento foi dado a conhecer à publicação The Verge, sendo igualmente fornecidas algumas imagens do mesmo. Aí, podemos efetivamente ver que o smartphone tanto pode dobrar para dentro como para fora. Ou seja, algo que até ao momento nenhum smartphone dobrável consegue fazer.
Ecrã flexível permite ao smartphone dobrar para dentro e para fora
Este Samsung Flex In & Out foi primeiramente demonstrado durante o certame CES 2023 em Las Vegas no início do mês. Entretanto, vimos novas imagens do mesmo a chegar à Internet, sendo comparado com o atual Samsung Galaxy Z Fold4.
Naturalmente, os fãs e entusiastas da tecnologia começaram a associar este Flex In & Out ao próximo Samsung Galaxy Z Fold5. É, para já, uma mera demonstração daquilo que já conseguem fazer, mas nada indica uma prontidão para soluções de mercado.
Mais ainda e apesar de um Z Fold5 ser efetivamente esperado para o próximo mês de agosto, nada aponta no sentido de já ter este tipo de ecrãs Flex In & Out.
Note-se que de momento a tecnologia está em fase de protótipo e, na calendarização da Samsung, os principais lançamentos do ano já estarão definidos, com poucas chances de termos um Z Fold5 tão disruptivo.
Samsung Galaxy Z Fold5 chegará em agosto, mas dificilmente com este ecrã
Certo é que a esperança subsiste em vermos uma solução tão inovadora como esta agora demonstrada a marcar presença na próxima geração de smartphones dobráveis da Samsung.
Esta é a fabricante líder de mercado, sobretudo no segmento dos dobráveis, nicho que ajudou a criar, implementar e generalizar no mercado mobile. Além disso, tem-nos habituado também a uma das melhores políticas de atualizações de software, dois bastiões de extrema importância, tanto para o entusiasta de tecnologia, como para o comum consumidor.
Editores 4gnews recomendam: