WhatsApp mudará por completo a forma de enviar fotos sem perder qualidade

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp, a app de mensagens mais utilizada em todo o mundo, permitirá finalmente partilhar fotografias com a qualidade máxima sem termos que recorrer a um velho truque. Ainda que seja possível enviar fotos sem perder qualidade via WhatsApp, para tal continua a ser necessário enviar as mesmas como um Ficheiro.

Porém, a próxima grande atualização da plataforma tornará obsoleto este truque bem conhecido dos utilizadores. As novidades estão já presentes na mais recente versão de testes (Beta) do WhatsApp para Android e sinalizam um novo recurso a chegar em breve.

Partilha fotografias sem perder qualidade com a compressão no WhatsApp

WhatsApp
Opção para escolher a Qualidade Máxima ao enviar uma Fotografia. Crédito: WABetaInfo.

Em causa está uma nova atenção redobrada para a possibilidade de partilha de fotografias e imagens sem perder qualidade. A nova opção dará aos utilizadores da app de mensagens esta exata possibilidade - partilhar fotos sem perder qualidade, mantendo o padrão máximo de informação, detalhe e qualidade geral da fotografia.

Algo que até então só era possível se esta partilha fosse efetuada como um Documento ou Ficheiro. Ou seja, até ao momento, se quiserem partilhar uma foto sem esta ser comprimida e perder assim qualidade, escolham a opção de Anexar Ficheiro.

Não obstante, no decurso das próximas semanas já não terão que se preocupar com isto, pois tudo aponta para a possibilidade de envio de imagens sem perda de qualidade na compressão.

O recurso foi detetado pela publicação WABetaInfo, ainda em fase de teste na respetiva versão Beta.

Funcionalidade já em teste na app do WhatsApp para Android

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.2.11: what's new?WhatsApp is working on sending photos in their original quality, for a future update of the app!https://t.co/loR2jZPaSP pic.twitter.com/3ry6GKuS1P

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 20 de janeiro de 2023

Tal como avança a publicação supracitada, teremos uma nova opção na ferramenta de envio de imagens no WhatsApp. Aí, poderemos alterar o tipo de compressão, ou melhor, o padrão de qualidade do envio da imagem em questão.

Isto permitirá aos utilizadores do WhatsApp partilhar, finalmente, imagens sem perder qualidade das mesmas, ou sem ter que as enviar como se fossem outros Ficheiros diversos.

Atualmente este recurso está disponível na versão 2.21.15.7 da aplicação em apreço para a plataforma Android. Não dispomos de uma data exata para a introdução desta novidade na versão estável, disponível para qualquer utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.