Samsung reforça a liderança do mercado "mobile" e distancia-se da Apple

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung tem motivos para celebrar, com 81.186 milhões de smartphones vendido no primeiro período fiscal de 2016 ( início de janeiro ao final de março), a construtora sul-coreana vê a sua posição de líder no mercado mobile cada vez mais forte e distancia-se, ainda mais, da sua arqui-rival Apple.

Com efeito, em apenas 3 meses (e tendo em conta que o Apple viu a sua quota de mercado descer de 17.9% para 14.8% enquanto que as suas vendas também sofriam um revés, totalizando mesmo assim uns impressionantes 51.629 milhões de smartphones vendidos.

Vê também: O inevitável aconteceu: Apple regista diminuição nas vendas de iPhones e nos lucros

Integrando a lista das 5 maiores construtoras de smartphones a nível mundial temos também a Huawei, em 3º lugar, a Oppo em 4º lugar e a Xiaomi, fechando a lista em 5º lugar. Destas 3 marcas foi a Oppo que registou um maior crescimento de 145% no número de unidades vendidas e expulsando a Lenovo deste Top 5.

Analisando os dados recolhidos pela agência Gartner (fonte), relativamente a sistemas operativos o Android é rei com 84% da quota de mercado mas ao passo que a sua omnipresença é inegável, algumas construtoras estão a ter dificuldades em converter esta popularidade em lucro ao fim do mês, ao passo que a Apple, bem, em Cupertino os lucros raramente desapontam.

Por último, em apenas três meses, de janeiro até ao final de março de 2016 foram vendidos cerca de 349.3 milhões de smartphones, aumentando o número de vendas em 3.9% face ao período homólogo de 2015 e ilustrando a nossa crescente adoração/ dependência destes equipamentos.

Talvez queiras ver:

  • Fotografias em 360º a caminho do Facebook
  • Estará o Facebook a desenvolver a sua própria camera app?
  • Mais de 1 milhão de utilizadores usa o Tor para aceder ao facebook
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.