Samsung quer menos dobras e aposta tudo nos próximos Galaxy Z

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung estará a terminar os preparativos para a sua próxima geração de smartphones dobráveis. A quinta geração destes dispositivos deverá estrear também uma nova dobradiça com formato de "gota de água" para esconder vincas, dobras e outras imperfeições nos Samsung Galaxy Z Fold5 e Samsung Galaxy Z Flip5.

Estes serão dois dos smartphones mais cativantes a ser apresentados oficialmente durante o próximo verão. Mais concretamente, contamos com a sua chegada durante o próximo mês de agosto de 2023, para renovar a atual gama de dobráveis Samsung.

5.ª geração de smartphones dobráveis chega em agosto de 2023

Samsung Galaxy Z Fold4

A propósito, tal como avança a publicação TheVerge, teremos novamente dois novos modelos, os Samsung Galaxy Z Fold5, bem como o dobrável em formato de concha, o Samsung Galaxy Z Flip5.

Em ambos os casos teremos uma melhoria face à atual geração Galaxy Z 4, com aperfeiçoamentos gerais a incidir sobretudo na dobradiça e experiência de uso dos ecrãs.

Ora, é precisamente a dobradiça um dos aspetos que a Samsung tem a melhorar nos seus telemóveis. Sobretudo após termos conhecido os exemplos colocados pela OPPO com o seu OPPO Find N2 Flip sem vinca visível no ecrã do seu dobrável.

Em jeito de resposta a tecnológica sul-coreana terá já um novo tipo de dobradiça a ser preparado. Ao que tudo indica, estar terá o formato de "uma gota de água" com o intuito de eliminar parte da vinca e depressão formada pelo eixo de dobra dos ecrãs.

Dobradiça em forma de "gora de água" para reduzir a vinca nos ecrãs dobráveis

Samsung Galaxy Z Fold

A Samsung terá também estudados os avanços apresentados pela Xiaomi e pela OPPO neste campo de modo a conceber uma nova solução para a sua dobradiça. Segundo os relatos prévios, esta solução conseguirá dissimular eficazmente a zona de depressão ou vinca dos ecrãs dobráveis a ser empregues pela marca.

Em todo o caso, contamos também com um design mais fino e leve para a quinta geração de smartphones dobráveis da Samsung, muito à semelhança do que têm feito a Huawei, Xiaomi e OPPO. Para já, certo é, não temos as dimensões oficiais dos Samsung Galaxy Z Flip5 nem do topo de gama Samsung Galaxy Z Fold5, pelo que temos que aguardar por mais informações.

Mais ainda, contamos também com algum tipo de resistência à água, a certificação IPx8 que está presente nos dobráveis Samsung Galaxy Z e que ainda não é replicada pelos rivais. Ou seja, a durabilidade continua a ser um dos pontos fortes da Samsung e tudo aponta para uma manutenção desta ótima premissa nos próximos dobráveis.

Contamos com os Samsung Galaxy Z Flip5 e Samsung Galaxy Z Fol5

Samsung Galaxy Z Flip

Ainda de acordo com fontes próximas da Samsung, a fabricante estará a testar uma nova dobradiça com durabilidade alargada, tal como o próprio ecrã AMOLED. Ao que tudo indica, esta nova solução conseguirá sobreviver a mais de 300 000 movimentos.

Por outro lado, esta solução de dobradiça em forma de gota de água manterá até 85% da facilidade de dobra e maleabilidade do ecrã após 200 000 dobras. Ou seja, será uma nova geração de smartphones a integrar um novo tipo de dobradiça ainda mais robusto.

Em suma, apesar de não serem informações oficiais, a fonte apresenta um ótimo histórico de fiabilidade. Em simultâneo, são inovações plausíveis face ao percurso que a Samsung tem trilhado neste smartphone de smartphones dobráveis.

Por fim, aguardamos agora pela sua apresentação oficial durante o próximo mês de agosto de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.