O suporte de software aos nossos smartphones Android tem sido um dos principais pontos de melhoria junto das respetivas fabricantes nos últimos anos. O exemplo paradigmático é a líder de mercado, Samsung, que continua a primar neste aspeto.
Em todo o caso, neste momento a campeã nas atualizações oficiais de software é a Google, surpreendendo o mundo com a promessa de até 7 anos de atualizações do sistema operativo e de segurança já nos Pixel 8. Entretanto, também a Samsung mostra interesse em alargar a sua já boa política de atualizações oficiais.
Samsung, tal como a Xiaomi, quer agora igualar a Google
A Samsung quer aumentar a janela temporal durante a qual oferece suporte oficial aos seus dispositivos móveis, equiparando-se assim à concorrência mais forte da Google. Algo que também estará no radar de prioridades da Xiaomi, bem como de outras fabricantes.
Atualmente, tanto a Samsung como a Xiaomi já entregam até cinco anos de atualizações de segurança, bem como até quatro anos de atualizações do sistema operativo Android. Fazem-no, neste caso, através das atualizações das respetivas interfaces (UI's) One UI e MIUI, respetivamente.
Tudo mudou, porém, quando a Google fez saber que atualizaria os seus novos Pixel 8 durante 7 anos - com atualizações de segurança e de sistema operativo. Este anúncio lançaria ondas de choque no mercado e veio assim desafiar as grandes fabricantes a superar-se neste tão importante quesito.
Fabricantes Android superam já a política de atualizações da Apple nos seus iPhone
Em poucos anos (em boa verdade em poucos meses), as fabricantes Android não só igualaram a média de atualizações fornecidas pela Apple aos seus iPhone como, em alguns casos, até a superaram. Agora, a Samsung reitera o seu compromisso com as atualizações de software oficiais para os seus dispositivos móveis.
Esta informação, apontada pela SamMobile, foi colhida junto de Shin-Chul Baik, engenheiro principal e gestor do programa técnico da equipa de segurança da divisão Mobile eXperience da tecnológica sul-coreana. A oportunidade para colher informação surgiu durante uma entrevista cedida na Samsung Developers Conference 2023 em São Francisco.
Sucintamente, a Samsung está a cogitar alargar o seu programa de atualizações para mais de cinco anos para os seus smartphones Android. Para já não é ainda oficial, nem está estipulado o número exato de atualizações do Android, mas a vontade existe.
Samsung quer retomar a liderança no campo das atualizações do Android
Atualmente, como refere a publicação acima visível, publicada na rede social X (ex Twitter), temos a Google em primeiro lugar com 7 anos de atualizações e a Apple logo em segundo lugar com 6 anos. Em terceiro lugar está a Fairphone com 5 anos, seguida pela Samsung, OnePlus, Huawei e Xiaomi com 4 anos de atualizações garantidas.
A lista é fechada pela Motorola e pela Nothing atualmente com 3 anos de atualizações garantidas, ao passo que a Sony continua adstrita aos 2 anos de suporte oficial. Face ao exposto, é provável que a Samsung venha pelo menos a igualar o exemplo da Google.
Por fim, aguardamos agora uma decisão final da Samsung neste campo tão importante do suporte e atualizações oficiais para os seus smartphones. Será, para os consumidores, um importante reforço dos respetivos dispositivos móveis com a interface One UI.
Editores 4gnews recomendam: