Samsung quer mais anos de atualizações nos seus smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O suporte de software aos nossos smartphones Android tem sido um dos principais pontos de melhoria junto das respetivas fabricantes nos últimos anos. O exemplo paradigmático é a líder de mercado, Samsung, que continua a primar neste aspeto.

Em todo o caso, neste momento a campeã nas atualizações oficiais de software é a Google, surpreendendo o mundo com a promessa de até 7 anos de atualizações do sistema operativo e de segurança já nos Pixel 8. Entretanto, também a Samsung mostra interesse em alargar a sua já boa política de atualizações oficiais.

Samsung, tal como a Xiaomi, quer agora igualar a Google

Samsung One UI

A Samsung quer aumentar a janela temporal durante a qual oferece suporte oficial aos seus dispositivos móveis, equiparando-se assim à concorrência mais forte da Google. Algo que também estará no radar de prioridades da Xiaomi, bem como de outras fabricantes.

Atualmente, tanto a Samsung como a Xiaomi já entregam até cinco anos de atualizações de segurança, bem como até quatro anos de atualizações do sistema operativo Android. Fazem-no, neste caso, através das atualizações das respetivas interfaces (UI's) One UI e MIUI, respetivamente.

Tudo mudou, porém, quando a Google fez saber que atualizaria os seus novos Pixel 8 durante 7 anos - com atualizações de segurança e de sistema operativo. Este anúncio lançaria ondas de choque no mercado e veio assim desafiar as grandes fabricantes a superar-se neste tão importante quesito.

Fabricantes Android superam já a política de atualizações da Apple nos seus iPhone

Samsung

Em poucos anos (em boa verdade em poucos meses), as fabricantes Android não só igualaram a média de atualizações fornecidas pela Apple aos seus iPhone como, em alguns casos, até a superaram. Agora, a Samsung reitera o seu compromisso com as atualizações de software oficiais para os seus dispositivos móveis.

Esta informação, apontada pela SamMobile, foi colhida junto de Shin-Chul Baik, engenheiro principal e gestor do programa técnico da equipa de segurança da divisão Mobile eXperience da tecnológica sul-coreana. A oportunidade para colher informação surgiu durante uma entrevista cedida na Samsung Developers Conference 2023 em São Francisco.

Sucintamente, a Samsung está a cogitar alargar o seu programa de atualizações para mais de cinco anos para os seus smartphones Android. Para já não é ainda oficial, nem está estipulado o número exato de atualizações do Android, mas a vontade existe.

Samsung quer retomar a liderança no campo das atualizações do Android

OS updates Google Pixel: 7 Years iPhone: 6 years Fairphone: 5 yearsSamsung Galaxy: 4 years Oneplus: 4 yearsHuawei: 4 years Xiaomi: 4 yearsMotorola: 3 yearsNothing: 3 years Sony: 2 years pic.twitter.com/X5ycN58kgQ

— Anthony (@TheGalox_) 4 de outubro de 2023

Atualmente, como refere a publicação acima visível, publicada na rede social X (ex Twitter), temos a Google em primeiro lugar com 7 anos de atualizações e a Apple logo em segundo lugar com 6 anos. Em terceiro lugar está a Fairphone com 5 anos, seguida pela Samsung, OnePlus, Huawei e Xiaomi com 4 anos de atualizações garantidas.

A lista é fechada pela Motorola e pela Nothing atualmente com 3 anos de atualizações garantidas, ao passo que a Sony continua adstrita aos 2 anos de suporte oficial. Face ao exposto, é provável que a Samsung venha pelo menos a igualar o exemplo da Google.

Por fim, aguardamos agora uma decisão final da Samsung neste campo tão importante do suporte e atualizações oficiais para os seus smartphones. Será, para os consumidores, um importante reforço dos respetivos dispositivos móveis com a interface One UI.

So with Google announcing 7 years of updates, I think we have officially found a way to complain about every single tech product that gave us something we asked for previously We all got together and dragged Google when they were offering less feature updates than Samsung. We… pic.twitter.com/s1JOloRZhR

— Trenton’s Tech (@trentonstech) 7 de outubro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.