Samsung quer integrar Inteligência Artificial nos sensores das suas câmaras

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Inteligência Artificial está em expansão no mercado tecnológico, com várias marcas a tentar puxar os limites daquilo que ela pode oferecer aos utilizadores. Um exemplo disso chega-nos da Samsung, em rigor, do seu departamento fotográfico.

De acordo com os rumores mais recentes, a sul-coreana está a trabalhar na incorporação de IA nas suas câmaras. Que benefícios trará isso para o mercado? Ainda é cedo para o dizer.

Samsung pode revolucionar o mercado da fotografia com este projeto

Esta temática ainda está envolta em algum mistério, até porque ninguém sabe ao certo o que poderá mudar com a inclusão da IA diretamente no sensor de uma câmara. Contudo, a Samsung estará a estudar o tema e a tentar perceber de que modo isto poderá melhorar as nossas vidas.

A Samsung revelou recentemente a tecnologia Zoom Anyplace para os seus sensores de 200 MP. Esta tecnologia assenta em modelos de IA para seguir objetos em movimento em vídeos ou fazer zoom em diferentes objetos do mesmo cenário.

O Zoom Anyplace está ligado ao chip de Inteligência Artificial integrado no processador Snapdragon 8 Gen 3. Portanto, o novo projeto que a sul-coreana tem em mãos nada tem que ver com esta tecnologia.

No contexto desta notícia, importa relembrar algo que a empresa SK Hynix revelou este ano. Ela também encontra-se a trabalhar na integração da IA nos seus sensores para oferecer uma latência inferior, melhor qualidade das imagens, menor consumo energético, reconhecimento facial entre outros benefícios.

Isto pode ser uma pista para que a Samsung também estará a desenvolver, mas como já referi, estamos a falar de um tema pouco esmiuçado e muito incerto. O que a integração de IA nos sensores fotográficos pode oferecer é algo que ainda suscita muitas dúvidas.

Esperamos, portanto, pela apresentação destas tecnologias para ficarmos a saber o que realmente podem oferecer aos utilizadores. Trata-se de uma abordagem que pode revolucionar o mercado, contudo, só saberemos até que ponto quando tivermos dados concretos para avaliar.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.