A Samsung prepara-se para mudar novamente o panorama da fotografia nos smartphones. Após ter lançado o primeiro sensor de 108MP, a sul-coreana prepara-se agora para dar o salto para os 200MP.
Com o lançamento deste sensor iminente, chegam-nos alguns detalhes do que esperar do mesmo. Este novo sensor ISOCELL de 200MP promete levar a fotografia e, sobretudo, o vídeo para um novo patamar.
Sensor de 200MP da Samsung poderá gravar vídeo em 16K
É no departamento da gravação de vídeo que surge o detalhe mais impressionante do novo sensor fotográfico de 200MP desenvolvido pela Samsung. De acordo com o que é avançado, este poderá fazer gravações em resolução 16K.
Quando o mercado está ainda a tentar padronizar o 8K, a Samsung quer forçar a evolução oferecendo o dobro dessa resolução nos smartphones. Uma resolução que nos faz questionar se os dispositivos móveis terão armazenamento suficiente para ficheiros de tamanha dimensão.
Será possível atingir tais números graças a um sensor com uma dimensão de 1/1.37″ e que contará com pixels de 1.28-micron. Importa ainda notar que este sensor poderá fazer binning de 4 em 1 ou 16 em 1.
Significa isto que o próximo sensor fotográfico desenvolvido pela Samsung poderá combinar até uns incríveis 16 pixels num só. A intenção da empresa será certamente melhorar bastante os resultados obtidos em situações de pouca luminosidade.
Estes dados apontam para uma evolução significativa no novo sensor da Samsung face àquilo que a sul-coreana oferece atualmente. Aqui falamos sobre o seu sensor de 108MP, que grava vídeo em 8K e faz um pixel binning de 9 em 1.
ZTE Axon 30 Pro estreará este sensor de 200MP
Tal como aconteceu com o sensor ISOCELL de 108MP, não será um smartphone da Samsung estrear o seu sensor de 200MP. Esse marco será delegado para o ZTE Axon 30 Pro.
Contudo, ainda não foi informado quando é que este smartphone será oficialmente apresentado. Certamente não faltará muito para esse momento, mas antes disso a Samsung ainda deverá revelar todos os pormenores acerca deste sensor de 200MP.
Editores 4gnews recomendam:
- A razão pela qual a Samsung baixou os preços dos Galaxy S21
- Samsung deixa mudar o fundo nas videochamadas nos Galaxy S21
- União Europeia obrigará fabricantes a seguir exemplo da Apple, Xiaomi e Samsung