A próxima gama de processadores Samsung Exynos foi certificada pela base de dados Bluetooth SIG; obtendo a necessária certificação prévia ao lançamento. Note-se que estes são os chips que devem equipar os próximos Samsung Galaxy A em 2023.
Porém, estes processadores ainda não foram lançados, mesmo que tal seja agora uma questão de tempo até serem finalmente desvendados. Serão, contudo, os processadores de gama média e gama média alta a alimentar, por exemplo, os próximos smartphones acessíveis da gigante sul-coreana.
Mais concretamente, estamos perante os Exynos 1380 e Exynos 1330, dois SoC's que prometem trazer mais poder de processamento para o segmento mais competitivo.
Exynos 1380 e Exynos 1330 certificados pela Bluetooth SIG
Em primeiro lugar temos o Exynos 1380. Ao que tudo indica, este será o sucessor do atual Exynos 1280 que alimenta smartphones como os atuais Galaxy A53 5G e o Galaxy A33 5G, por exemplo.
Para este SoC contamos com dois núcleos ARM Cortex-A de alto desempenho. Terá também seis núcleos ARM Cortex-A de maior eficiência energética. Para além disso, contamos com uma GPU Mali-G615, bastante superior à atual Mali-G68 utilizado no Exynos 1280.
Em suma, isto significa que o novo processador será mais rápido, consumirá menos energia e terá uma gráfica mais potente.
Mais poder, maior eficiência energética e melhor gráfica (GPU)
Ecrã: Super AMOLED de 6,55'' Full-HD+ a 120Hz
Processador: Exynos 1280 (5 nm) da Samsung
RAM: desde 4 GB
Armazenamento: desde 128 GB
Bateria: 5 000 mAh a 25 W
Câmaras: 64 MP + 12 MP + 5 MP + 5 MP / 32 MP
Lançamento: março de 2022
Desconto: 25% na Amazon (em preto)
Atentando ainda no Exynos 1380 contamos com a presença de um modem 5G integrado, compatível com as normas mmWave e sub-6GHz para acesso à quinta geração de redes móveis. De momento, contudo, esta é a extensão das informações disponíveis sobre o chipset em questão. Estes detalhes foram agora confirmados pela certificação na base de dados da Bluetooth SIG.
Por outro lado, sobre o Exynos 1330 não temos ainda informações concretas sobre este processador de gama média. Ao que tudo indica, será o substituto para os antigos, mas ainda empregues, processadores Exynos 850 e 880.
Note-se que estes SoC's equipam modelos de entrada de gama, os modelos mais baratos da gama Galaxy A, o Galaxy A13, bem como o Galaxy A04.
Exynos 2300 reservado para os Samsung Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold
Por fim, uma nota relativamente ao próximo Exynos 2300, o chip topo de gama de próxima geração. Tal como já foi confirmado pela própria Samsung, a gama de smartphones Galaxy S23 empregará o próximo chip Qualcomm topo de gama, o Snapdragon 8 Gen 2, ainda por apresentar.
Porém, este Exynos 2300 pode ser posteriormente utilizado nos lançamentos de meia estação da fabricante sul-coreana. Muito provavelmente, marcará presença na próxima gama de smartphones dobráveis para 2023, ou seja, nos Galaxy Z Flip, bem como nos Galaxy Z Fold a chegar em agosto próximo.
Editores 4gnews recomendam: