Google Play Store com novo mecanismo para que descubras novas aplicações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Google começou a testar um novo método para a divulgação de novas aplicações aos milhões de utilizadores Android. Além dos locais habituais para a sugestão de novas apps, estas passarão a surgir também no histórico de pesquisa da Play Store.

Esta novidade surge após várias alterações implementadas pela Google na sua loja de aplicações. Estamos perante uma novidade claramente concebida para ajudar os programadores a promoverem as suas criações.

Sugestões de novas apps agora no histórico da Google Play Store

Tradicionalmente, sempre que clicas na caixa de pesquisa da Google Play Store és confrontado com as últimas quatro aplicações procuradas. Contudo, essas aplicações serão substituídas por sugestões de novas apps que ainda não tens no teu smartphone ou tablet Android.

A novidade foi notada pela 9to5 Google na versão 33.0.17-2 da Play Store. Na demonstração em causa, o utilizador foi confrontado com três jogos não instalados no seu smartphone e nem sequer haviam sido alvo de pesquisa anterior.

Google Play Store
À esquerda sistema antigo; à direita sistema novo Créditos: 9to5 Google

Ou seja, o testemunho dá conta do aparecimento de três sugestões aleatórias em substituição ao tradicional histórico de pesquisa. Ainda assim, o histórico de pesquisa regressa logo que introduza uma letra de alguma app anteriormente procurada.

Tendo por base a informação atualmente disponível, não sabemos qual o critério da Google para a sugestão destas aplicações. Não sabemos se são sugeridas com base na sua popularidade ou pelos hábitos de pesquisa de cada utilizador.

Também podemos equacionar que os responsáveis por estas aplicações tenham pagado para que as suas apps surjam neste local. Não é nada descabido que a Google introduza um sistema de promoção deste género para quem estiver disposto a pagar por isso.

Nas notas da última atualização da Play Store é mencionada a introdução de "novos recursos para ajudar-te a descobrir as aplicações e jogos que adoras." Com efeito, acredita-se que o novo sistema de recomendações esteja ligado a esta novidade.

Como referido, estas sugestões irão complementar o atual mecanismo em uso na Google Play Store. É expectável que a interface inicial desta loja de aplicações continue a contar com os tradicionais cartões de recomendações com base nos hábitos de cada utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.