Samsung pode surpreender utilizadores com a câmara do Galaxy S24 Ultra

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A mais recente fuga de informação relativa ao esperado Galaxy S24 Ultra da Samsung revela uma intrigante viragem na estratégia da empresa sul-coreana no que toca às suas câmaras. À primeira vista, a informação de que o smartphone trocará a sua câmara de zoom ótico de 10x por uma de 5x poderia parecer um retrocesso.

No entanto, a lógica por detrás desta mudança promete melhorar substancialmente a experiência de gravação de vídeo dos utilizadores, segundo o SamMobile. Vários rumores apontam para uma configuração de câmara poderosa que inclui um sensor principal de 200MP, ultrawide de 12MP, telefoto de 10MP com zoom ótico de 3x, e uma segunda câmara telefoto de 50MP que incorporará o mencionado zoom ótico de 5x.

Samsung galaxy s23 ultra

Este último sensor deverá contar com uma abertura mais larga e pixéis maiores. Ao contrário do que pode ser inicialmente pensado, esta “redução” no zoom ótico não é sinónimo de uma redução na qualidade de imagem ou na capacidade de zoom. A Samsung parece querer apostar num sensor de resolução mais elevada que, em combinação com o zoom ótico, poderá proporcionar um desempenho similar (se não superior) ao do Galaxy S23 Ultra. Por isso será ver para crer.

Gravações de vídeo 4K a 60 fps mais versáteis e fluidas

O Galaxy S24 Ultra de finalmente permitir a mudança sem interrupções entre câmaras ultrawide, wide e telefoto enquanto gravas em 4K a 60fps. Até agora, esta mudança só era possível em modo de 4K a 30fps, sendo esta inovação no S24 Ultra possivelmente resultado de melhorias no processador e numa câmara telefoto mais competente.

Num contexto onde até a Apple entrou na onda da gravação de vídeo 4K 60fps sem cortes com o lançamento do iPhone 15 Pro no mês passado, esta mudança da Samsung era, de alguma forma, esperada.

Ainda que a mudança de uma câmara telefoto de 10x para 5x possa parecer, à primeira vista, uma degradação, a realidade é que a tecnologia que a empresa está alegadamente a utilizar parece indicar que ainda poderemos ter uma qualidade ótica de 10x, além de potencialmente fotos e vídeos melhores em condições de baixa luminosidade. A transição entre câmaras também deverá ser mais suave do que nunca, melhorando a experiência de utilização de forma geral.

Ainda há muito a ser revelado sobre o Galaxy S24 Ultra, mas estas antecipações suscitam questões interessantes sobre a direção estratégica da Samsung. Os rumores de que o S24 Ultra será equipado, em determinadas regiões, com o processador Snapdragon 8 Gen 3, ainda por anunciar oficialmente, além de um modelo alimentado pelo Exynos 2400, deixam os fãs na dúvida do que calhará à Europa.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.