Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Google Pixel 8 Pro review: o Feiticeiro de Mountain View

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 15 min.

Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro
★★★★★5Excelente

É um smartphone muito bem desenhado e construído, que se distingue da concorrência neste campo. O ecrã do Pixel 8 Pro é excelente e a boa qualidade de áudio é notória. A bateria ainda pode melhorar, mas diria que vai acompanhar as necessidades da maioria dos utilizadores.

Para quem pretende um smartphone bonito e bem construído, ecrã excelente, bom áudio, interface limpa, cheio de opções de edição e câmaras de topo, este é o smartphone a comprar em 2023.

Prós
  • Design único e construção robusta
  • Ecrã plano de grande qualidade e alto brilho
  • Interface de Android puro com 7 anos de atualizações garantidas
  • Funcionalidades exclusivas para uma experiência única
  • Câmaras de topo com bastantes ferramentas de edição
Contras
  • Funcionalidades de edição são mais lentas do que o esperado

Os smartphones Google Pixel chegaram finalmente de forma oficial a Portugal. No início deste mês de outubro, os Pixel 7a, Pixel 8 e Pixel 8 Pro passaram a ser vendidos no nosso país. E isso faz com que agora olhemos para eles de forma mais atenta com uma análise cuidada.

Desde o dia da apresentação que começámos a testar o Pixel 8 Pro, e é sobre esse modelo que nos debruçamos neste artigo. Um produto premium que começa, em Portugal, nos 1139 €. Mas que traz consigo muita qualidade, desde a construção, às câmaras, software e Inteligência Artificial. Vem conhecê-lo melhor.

Principais características técnicas do Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Ecrã: 6,7 polegadas, LTPO AMOLED, 120 Hz, 2400 nits (pico), 1344x2992p
Processador: Tensor G3
RAM: 12 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 50 MP (principal), 48 MP (telefoto), 48 MP (ultrawide), 10.5 MP (frontal)
Certificação: IP68
Áudio: Altifalantes estéreo
Bateria: 5050 mAh, 30 W (com fios), 23 W (sem fios)

Unboxing ao Google Pixel 8 Pro

O unboxing ao Pixel 8 Pro é uma experiência premium com tudo o que isso implica. Mal começamos a abrir a caixa, damos de caras com a traseira icónica do equipamento. Assim que o retiramos para fora, está lá um cabo USB-C para USB-C de carregamento e um adaptador Quick Switch.

Numa caixa desta espessura não esperávamos encontrar carregador na caixa. À semelhança de outras concorrentes, a Google não fornece carregador na caixa dos smartphones. Esse terá de ser comprado à parte pelos utilizadores, ou então poderás utilizar um qualquer carregador compatível da tua preferência.

Google Pixel 8 Pro

Design e construção do Pixel 8 Pro

Tenho de fazer um ponto prévio antes de começar a falar do design do Pixel 8 Pro: quando falamos da parte traseira, este é o smartphone que tem o design que mais gosto em toda a indústria. É bom deixar isso claro. Na parte frontal, nesta geração, a Google colocou um ecrã totalmente plano que tanto me agrada. A isso juntam-se margens totalmente simétricas e ainda mais finas. Uma aposta vencedora.

A moldura lateral em alumínio é bem robusta e dá um toque de classe ao dispositivo. Se pudesse apontar algum defeito é que preferia que o botão de ligar ligar-desligar estivesse posicionado abaixo, e não acima dos botões de volume. Mas os botões são bastante responsivos e sem nada a apontar.

As arestas do equipamento são notoriamente mais arredondadas. Isso em consonância com a moldura arredondada, faz com que tenhamos um produto que, apesar de grande para quem tem mãos pequenas como eu, é bastante ergonómico. E as 213 gramas não incomodam minimamente.

Google Pixel 8 Pro

Passando para a parte de trás, a escolha por vidro fosco é, quanto a mim, uma aposta vencedora. Esta não é permissiva a dedadas, o que vai agradar a quem gosta de usar o equipamento sem capa. Testei a versão em azul do Pixel 8 Pro, mas como a capa de teste é de cor salmão, parece um novo smartphone quando a coloco. Como só as câmaras ficam visíveis, os outros não saberão a cor original do equipamento. Já agora, a capa é excelente (mas é vendida à parte).

Ainda na parte da trás a já icónica ilha horizontal para as câmaras é adornada pelo mesmo alumínio que se estende da lateral. Simplesmente adoro este design, e acho uma boa escolha da Google poli-lo para cada vez mais ter um produto identificável. Além das câmaras, encontramos nesta zona o Flash LED e um termómetro de objetos. Esta é uma das grandes novidades do aparelho, que te permite aproximar o smartphone e medir a temperatura aproximada de alimentos, bebidas, plástico, tecido ou madeira, entre outros.

Embora esta seja uma característica interessante, só com medições comparativas poderemos vir a dizer se os resultados obtidos são efetivamente próximos da realidade. À data de escrita, não é um termómetro adequado para medir a temperatura corporal. De realçar que finalmente o aparelho, além de desbloqueio por impressões digitais, tem agora um desbloqueio facial mais seguro. Este permite-te usá-lo para fazer pagamentos, por exemplo, a usar apenas a tua cara.

Google Pixel 8 Pro

Ecrã do Pixel 8 Pro

O ecrã do Pixel 8 Pro é um ecrã onde há pouco a apontar, pois é excelente. As margens são agora totalmente simétricas e menores e no topo central vemos a câmara frontal do equipamento. Este produz boas cores e revela-se excelente para utilização tanto no interior como no exterior. A Google deu o salto para o Gorilla Glass 8 e o ecrã chega aos 2400 nits. Isto dá-te uma ótima utilização mesmo com sol intenso.

Tratando-se um ecrã LTPO AMOLED, temos taxa de atualização variável entre 1 e 120 Hz. Isto significa que tens a taxa de atualização mais elevada quando necessária e mais baixa quando o foco é poupar bateria. Junta-se a isto uma bela reprodução para vermos não só as ótimas fotografias e vídeos que este equipamento tira (já lá vamos), mas também multimédia. É um regalo para os olhos ver uma boa série neste ecrã, assim como é jogar.

É claro que o sonho molhado de qualquer entusiasta é ter um ecrã completo. Mas olhando para o que este ecrã me fornece enquanto utilizador, não há como não lhe dar nota máxima.

Google Pixel 8 Pro

Áudio do Pixel 8 Pro

A experiência de áudio com este Pixel 8 Pro é muito boa. O smartphone tem um som estéreo bem distribuído, com altifalantes na para superior e inferior do dispositivo. Embora já tenha testado aparelhos com melhor áudio, nota-se um bom trabalho da Google neste campo. Na música, os instrumentos estão bem definidos e as vozes são claras.

O mesmo se passa quando estamos a ver uma série ou a jogar sem auriculares. Sentimo-nos mais perto da ação e é isso que se quer. Não temos entrada para jack 3,5 mm, mas isso é inerente à maioria dos topos de gama da atualidade. E para utilizadores como eu, é um não-problema. Pois a experiência de áudio sem fios é excelente.

Google Pixel 8 Pro

Desempenho do Pixel 8 Pro

Outra novidade do Pixel 8 Pro é a presença do novo processador Tensor G3, também presente no irmão Pixel 8. E aqui não há como tapar o sol com a peneira. O Tensor G3 é um processador desenvolvido pela própria Google e que, por isso, combina de forma excelente com o software e restante hardware. Mas em desempenho puro e duro, não está ao nível de outros topos de gama do mercado.

É um processador com um desempenho abaixo de um Snapdragon 8 Gen 2 e ou A17 Pro. Isso deve ser reconhecido, mas é um caminho que a Google está a fazer e estamos perante um processador bastante competente. O resultado é um dispositivo que te permite fazer essencialmente tudo o que fazes em qualquer smartphone Android. Mesmo que não seja o processador mais potente, nunca senti qualquer limitação em tarefas mais difíceis, como transitar entre muitas aplicações ou simplesmente a jogar jogos ‘difíceis’.

É por isso que te digo com confiança que poderás jogar aqui qualquer título da Google Play Store sem problemas. Embora, claro, poderás ter que lidar com algum aquecimento da parte do aparelho em jogos mais pesados. No entanto, estes dias de teste foram de muito calor no geral.

Google Pixel 8 Pro

Interface do Pixel 8 Pro

Isso leva-nos ao software que tão bem combina com o hardware. Como já sabes, é nos dispositivos Pixel que encontras as mais recentes novidades do Android. E este é um dos primeiros dispositivos a chegar com o Android 14 de fábrica. E isso significa que vem com algumas das principais novidades desta versão do sistema operativo:

  • Papel de parede IA - sítio onde podes escolher entre vários papéis de parede gerados por Inteligência Artificial, ou criar o teu com uma série de indicações.
  • Num vislumbre - dá-te informações importantes de meteorologia, calendário ou alarme no ecrã de bloqueio
  • Personalização no ecrã de bloqueio - além das várias coleções de papéis de parede, agora também podes personalizar o teu relógio no ecrã de bloqueio e alterar os ícones para ações rápidas ao fundo.
  • Temas monocromáticos - desde as cores gerais aos ícones, estes temas monocromáticos podem trazer maior personalidade ao teu sistema. Melhor serão quando todas as apps aderirem a esta paleta de cores.

Google Pixel 8 Pro

Como grande fã que sempre fui do Android puro, é sempre fantástico teste um Pixel. A ausência de aplicações desnecessárias e todas as novidades do sistema em primeira mão é simplesmente algo que me fazer querer usar mais o smartphone para experimentar tudo.

Uma funcionalidade simplesmente fantástica é o “Ler em voz alta”, que basicamente te permite que a assistente Google te leia um artigo enquanto fazes outras atividades. Algo que tem o poder de tornar um artigo escrito num verdadeiro podcast. E se te estás a questionar como é com artigos estrangeiros, esta pode traduzi-los e lê-los em português para ti.

E há seguramente coisas que nem consegui descobrir nestes dias de teste. A riqueza do Android puro cada vez mais guarnecido por Inteligência Artificial é algo que faz pessoas como eu querem usar mais o equipamento. Embora se notem alguns bugs próprios de um Android 14 a dar os primeiros passos, não há como não dar nota máxima ao equipamento neste campo.

Google Pixel 8 Pro

Câmara do Pixel 8 Pro

Há que dizer que, além da experiência do software, muita da experiência Pixel ocorre nas câmaras. E digo-te já de antemão que esta é simplesmente a minha parte favorita do Pixel 8 Pro. Esta passou a ser a minha câmara favorita num smartphone. Não é aquela que proporciona mais zoom (olá, Samsung), nem tem necessariamente a melhor experiência de vídeo (olá, iPhone).

Mas a verdade é que é bom em tudo o que faz. Como podes ver ao longo desta zona do artigo, as fotografias captadas por este smartphone são simplesmente boas. Existe por vezes um pós-processamento, mas é também essa a experiência Pixel. Mas numa curta viagem que fiz durante os testes, consegui tirar belos registos, que ficam elevados graças às inúmeros capacidades de edição no aparelho.

Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Antes (esquerda) e depois (direita) da edição no Pixel 8 Pro
Antes (esquerda) e depois (direita) da edição no Pixel 8 Pro

Google Pixel 8 Pro

Foto do Pixel 8 tirada pelo Pixel 8 Pro
Foto do Pixel 8 tirada pelo Pixel 8 Pro

É neste campo que entram muitas das novidades do smartphone. Algumas delas que podes ter acesso de forma imediata mal tiras os registos. Outras quando tens acesso à cloud.

  • Foco macro - funcionalidade que te permite focar em objetos até 2 centímetros no Pixel 8 Pro
  • Tom real no vídeo - o objetivo passa por fornecer os tons o mais fidedignos possível, especialmente em pessoas com tons de pele mais escuros.
  • Controlos Pro e 50 MP - com os novos controlos Pro, podes alterar a velocidade do obturado, ISO e mais. Também é possível captar imagens no modo 50 MP.
  • Melhor take - esta é provavelmente a funcionalidade mais assustadora (no bom ou no mau sentido, depende da perspetiva). Basicamente dá a possibilidade de tornar várias fotos similares numa única onde toda a gente fica bem. Houve um amigo que não sorriu na mesma foto que todos os outros? Se houve outra em que sorriu, basta selecionar essa expressão e adicionar à outra. Assustador? Eu avisei.
  • Editor mágico - com a IA à mistura, este permite que pegues em fotos e dês asas à criatividade. Podes, por exemplo, pegar num objeto ou pessoa e mudá-lo de sítio ou redimensioná-lo.
  • Apagar áudio mágico - sons de carros, vento ou construção civil podem ser omitidos de um vídeo para que só se oiça o que interessa.

Além disso, tens ainda as funcionalidades já clássicas de apagador mágico e de arranjar fotografias pouco nítidas. O primeiro pretende apagar coisas desnecessárias das fotos e o segundo tornar as fotografias mais nítidas. De realçar que algumas das funcionalidade de edição, como são feitas na cloud, estão dependentes da tua ligação à Internet. Por isso, até te habituares a isso, pode ser algo que considerarás frustrante ou mais lento. E claro, podes encontrar alguns bugs pelo caminho nas novidades.

Passando toda esta parte, os registos fotográficos tirados com o smartphone estão à vista nestas linhas. Particularmente as imagens capturadas com a lente principal e com zoom até 5 vezes são, regra geral, muito boas. O zoom é um ponto muito positivo. Quando vamos além das 5 vezes (até um máximo de 30 vezes), podemos questionar a sua utilização. Mas a estabilização que conseguimos é simplesmente boa.

Exemplo de zoom: 0,5x
Exemplo de zoom: 0,5x
Exemplo de zoom: 1x
Exemplo de zoom: 1x
Exemplo de zoom: 2x
Exemplo de zoom: 2x
Exemplo de zoom: 5x
Exemplo de zoom: 5x
Exemplo de zoom: 10x
Exemplo de zoom: 10x
Exemplo de zoom: 30x
Exemplo de zoom: 30x

E por falar em estabilização, os vídeos captados pelo smartphone também sobressaem. As cores são nítidas, tal como caminhar enquanto se grava é possível com boa estabilidade. E agora com o Night Sight os vídeos à noite estão bem melhores. A câmara frontal, neste modelo, também produz imagens bastante aprazíveis. Seja para uma selfie, vlog ou uma videochamada, é um equipamento com uma câmara frontal que se pode contar.

Por toda a combinação entre hardware e software da Google, este passou a ser o meu conjunto de câmaras favorito num smartphone. Seja de dia ou de noite, é possível tirar excelentes registos para um smartphone.

Bateria do Pixel 8 Pro

Nesta geração, a Google colocou uma bateria generosa de 5050 mAh no Pixel 8 Pro, e um carregamento com fios de 30 W. Desta forma, o smartphone demora cerca de meia-hora a carregar até 50%. O carregamento sem fios pode chegar aos 23 W, mas deves ter em conta que isso acontece se usares a stand da própria Google. De destacar ainda a presença de carregamento reverso para carregares, por exemplo, os Pixel Buds Pro.

A autonomia do Pixel 8 Pro é boa, sendo que o smartphone poderá durar sem problemas um dia e meio de utilização a utilizadores leves a médios. Se fores um utilizador mais intensivo, como eu, poderás ter alguma dificuldade para ir além de um dia de utilização. Mas nestas questões da autonomia, já se sabe, cada caso é um caso. Para a minha utilização, é um smartphone para um dia de utilização. Mas certamente haverá utilizadores a quem pode durar mais, ou até menos.

Não é o smartphone com a melhor autonomia que já testei, mas também não se pode dizer que não me agradou neste campo. Cumpre, mas há trabalho a fazer.

Google Pixel 8 Pro

Conclusão sobre o Pixel 8 Pro

A grande questão que se coloca na hora de chegar à conclusão é sempre a mesma: afinal o Google Pixel 8 Pro vale, ou não, o seu preço? A resposta não é tão clara como possa parecer.

Por 1139 € os utilizadores encontram seguramente alternativas mais poderosas, com o Snapdragon 8 Gen 2 no segmento Android. Para quem só quer desempenho, pode haver outras escolhas a considerar. Para quem procura a melhor experiência Pixel com Android puro, este smartphone oferece algo único no mercado que finalmente temos em Portugal.

Um software simplesmente limpo, mas já com um belo grau de personalização, cada vez mais apoiado por IA. Esse software estende-se também à integração com a assistente e às câmaras, que não só produzem resultados excelentes como ainda possuem um poderoso sistema de edição.

Google Pixel 8 Pro

É um smartphone muito bem desenhado e construído, que se distingue da concorrência neste campo. O ecrã do Pixel 8 Pro é excelente e a boa qualidade de áudio é notória. A bateria ainda pode melhorar, mas diria que vai acompanhar as necessidades da maioria dos utilizadores.

Para quem pretende um smartphone bonito e bem construído, ecrã excelente, bom áudio, interface limpa, cheio de opções de edição e câmaras de topo, este é o smartphone a comprar em 2023. E finalmente podes fazê-lo em Portugal. Com tanta possibilidade de edição de fotografia e vídeo, bem que lhe podemos dar o cognome de Feiticeiro de Mountain View.

Se queres esta experiência, podes comprar o Pixel 8 Pro na Google Store Portugal, Worten e Vodafone a partir de 1139 € nesta versão de 128 GB que testei. É um smartphone que leva totalmente o nosso selo de aprovação, e que se faz ao prémio de melhor câmara num smartphone em 2023 sem sombra de dúvidas. Nesta fase de pré-venda, ainda recebes uns Pixel Buds Pro de oferta e desconto na compra de um Pixel Watch 2.

Google Pixel 8 Pro

Ecrã: 6,7 polegadas, LTPO AMOLED, 120 Hz, 2400 nits (pico), 1344x2992p
Processador: Tensor G3
RAM: 12 GB
Armazenamento: 128 GB
Câmaras: 50 MP (principal), 48 MP (telefoto), 48 MP (ultrawide), 10.5 MP (frontal)
Certificação: IP68
Áudio: Altifalantes estéreo
Bateria: 5050 mAh, 30 W (com fios), 23 W (sem fios)

Design 5
Construção 5
Ecrã 5
Áudio 4,5
Desempenho 4,5
Interface 5
Câmara 5
Bateria 4,5
Qualidade-preço 4
Pontuação 4,7 - Excelente

Outras reviews que te podem interessar:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.