Samsung pode seguir passos da Apple e integrar este atributo no Galaxy S23

Mónica Marques
Comentar

A Samsung pode seguir o exemplo da Apple e integrar comunicações por satélite na série Galaxy S23.

Segundo os rumores mais recentes, a Samsung está já a trabalhar com uma empresa norte-americana de comunicações por satélite para atribuir mais esta funcionalidade aos novos topo de gama.

Samsung Galaxy S23 poderá ter comunicações por satélite

Samsung Galaxy S22
A Samsung está já a trabalhar com uma empresa norte-americana especializada em comunicações por satélite Crédito@Samsung

Uma das grandes novidades dos modelos Pro do iPhone 14 são as comunicações por satélite que, por agora, estão disponíveis em apenas alguns países do mundo. Também a chinesa Huawei já incluiu esta funcionalidade no seu Mate 50.

Agora parece que a Samsung quer seguir o exemplo das suas rivais e incluir também comunicações por satélite na sua nova série de smartphones Galaxy S23.

A informação chega através da publicação sul-coreana Etnews que avança que a gigante sul-coreana pretende integrar esta funcionalidade com o objetivo de enviar mensagens de texto e imagens de baixa capacidade através da rede de satélites.

Segundo a mesma fonte, a Samsung está já a trabalhar com a empresa norte-americana Iridium, especialista na área de comunicações por satélite, para superar os desafios que esta funcionalidade impõe às fabricantes de smartphones.

Saliente-se que a Iridium fornece serviços de comunicação por voz e dados no espaço sideral, recorrendo a um sistema de 66 satélites de comunicação em órbita terrestre baixa.

De acordo com a publicação Etnews, a Samsung já conseguiu superar alguns obstáculos. Nomeadamente, todos os desafios que envolvem a antena RF estão já resolvidos, assim a tecnologia necessária para integrar modems para a comunicação móvel e por satélite para processar dados digitais.

Por seu lado, a Samsung não fez qualquer comentário sobre este tema, claro. Agora resta-nos esperar até fevereiro de 2023 para confirmar a integração desta funcionalidade na série Galaxy S23 e para ver se as comunicações por satélite, neste caso, vão estar disponíveis a nível global, ou em apenas alguns países como aconteceu com a Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. Email:monicamarques@4gnews.pt