Samsung pode ressuscitar câmaras com abertura variável nos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung submeteu mais uma patente que visa revolucionar o sistema de câmaras presente nos seus equipamentos. Esta tecnologia visa ressuscitar o sistema de várias aberturas focais para a mesma lente, mas com novos contornos.

Desta feita, a sul-coreana idealiza um sistema em que as lentes das suas câmaras poderão mover-se no interior do smartphone. O intuito, uma vez mais, é tentar melhorar a qualidade das imagens capturadas.

Samsung patenteia câmara com lentes que se movem no interior do smartphone

O documento foi submetido pela Samsung junto das entidades competentes em outubro de 2020. Contudo, o teor desse documento só agora chegou a público graças à publicação LetsGoDigital.

Nessa patente, a Samsung expõe um novo sistema de câmaras que se movem dentro do smartphone. É utilizado, como exemplo, um sistema de três lentes em que cada uma terá direito a duas aberturas focais diferentes.

As lentes, como se pode ver na imagem acima, estão originalmente dispostas na horizontal, mas as suas movimentações poderão criar um alinhamento triangular. Com efeito, temos a lente principal posicionada a meio e com a possibilidade de se mover para baixo.

À direita e à esquerda posicionam-se mais dois sensores que poderão mover-se para o interior. Estes serão os sensores grande angular e telefoto habitualmente utilizados nos topos de gama da Samsung.

Quando as lentes se movem para baixo ou para o interior, cada lente assumirá a sua menor abertura disponível. Estas movimentações poderão ser muito importantes para obter melhores resultados, sobretudo em condições de pouca luminosidade.

Mais partes amovíveis podem significar mais problemas

Embora o conceito possa parecer interessante da perspetiva dos resultados fotográficos, do ponto de vista da durabilidade é uma preocupação acrescida. Afinal de conta, componentes amovíveis significam mais pontos para uma possível falha.

Note-se ainda que a inclusão dos motores para a movimentação das câmaras significará um smartphone mais pesado e mais espesso. Ou seja, nem tudo são benefícios e isso é algo que a Samsung terá de ter em mente antes de aplicação desta tecnologia nos seus produtos.

Relembro que a Samsung utilizou uma abordagem semelhante nos Galaxy S9 e Galaxy Note 9. Estes foram os primeiros smartphones da marca a contar com câmaras com diferentes aberturas focais, porém, a ideologia seria abandonada apenas um ano depois.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 FE 5G: eis a primeira imagem oficial no Instagram da Samsung
  • Samsung Galaxy Z Fold 3: as ofertas de pré-venda que não quererás perder
  • Processador Tensor da Google é uma versão alterada de um chip Exynos
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.