Samsung "pica" a LG conseguindo certificação para televisões 8K

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

À medida que a resolução 4K se vai tornando o novo padrão nas televisões, começa a surgir o próximo passo: 8K. Nesse sentido, a Samsung irá ter as tuas televisões 8K certificadas pela 8K Association durante 2020, tornando-se uma das primeiras marcas a fazê-lo.

A certificação da 8K Association determina que as televisões tem de seguir alguns padrões para serem consideradas verdadeiramente 8K. Primeiramente, devem possuir uma resolução mínima de 7680 x 4320, com brilho de 600 nits.

Adicionalmente, as televisões devem suportar a nova norma HDMI 2.1 e o codec de víde HEVC (H.265). Desta forma, a Samsung poderá promover as suas televisões "gabando-se" da certificação com o logotipo da associação.

LG é a "ovelha negra" das fabricantes de televisões

Ao conseguir esta certificação, a Samsung está a atingir indiretamente a LG, a sua concorrente. Isto porque a LG não faz parte da 8K Association, ironicamente. Já fabricantes como HiSense, Panasonic e agora Samsung estão incluídas.

De acordo com a LG, os painéis da Samsung não são verdadeiramente 8K. Durante o ano passado na IFA, a LG fez uma demonstração com duas televisões afirmando que a da Samsung não possui pixeis que se possam distinguir individualmente, não chegando a atingir um verdadeiro 8K.

Ainda não compensa apostar no 8K

As televisões com resolução 8K representam neste momento o futuro. Nesse sentido, para já não faz sentido investir num painel do género, devido às mesmas razões que não fazia sentido no início do 4K: preço e conteúdo.

As televisões 8K comercialmente disponíveis começam por volta dos 3 mil euros e podem ir até aos 80 mil euros, em modelos de 98 polegadas. Além disso, como seria de esperar, o conteúdo 8K disponível ao público é praticamente inexistente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Os 7 melhores drones baratos e bons para comprar em 2020
  • Tesla deu um dos passos mais importantes na sua história. Entende
  • Filme do jogo Uncharted está cada vez mais longe de ver a luz do dia
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.