O atual CEO da Samsung, Jong-Hee Han veio a público pedir desculpas pelo escândalo dos serviços GOS na mais recente geração de smartphones Samsung Galaxy S22. A ocorrência deu-se durante uma reunião anual ordinária com os investidores da empresa.
Foi aí que o homem forte da Samsung mostrou o seu desagrado perante toda a situação, citando também as preocupações dos consumidores e utilizadores da gigante sul-coreana. Ademais, o executivo prometeu "ouvir mais atentamente os consumidores de modo a evitar que tal ocorrência possa voltar a suceder", avança a publicação sul-coreana Thelec.
Pedido de desculpas face ao escândalo dos GOS nos Galaxy S22
Em causa está o recente escândalo com o GOS, ou seja, os Game Optimizations Service desenvolvidos pela Samsung para os mais recentes Galaxy S22, bem como os recentes tablets da empresa e, inclusive, alguns dos topos de gama de anos anteriores.
O serviço GOS foi criado com um bom propósito, o de equilibrar o desempenho com a autonomia de bateria e consumo energético. A sua premissa era a entrega do poder necessário para que os jogos corressem da melhor forma, usando o mínimo de energia.
Todavia, esta otimização aplicada pelos algoritmos de software foi além dos jogos, escopo a que se deveria limitar. Segundo as investigações, entretanto encetadas por vários terceiros, o GOS condicionava cerca de 10 mil aplicações.
Os serviços GOS diminuíam o desempenho em cerca de 10 mil apps
O resultado? Um desempenho aquém do esperado para um flagship de 2022, um novo topo de gama equipado, respetivamente, com um novo processador repleto de tecnologia de ponta. Ou seja, na prática, o Exynos 2200 e os smartphones Samsung Galaxy S22 estavam longe de entregar todo o seu potencial ao consumidor.
Independentemente de os telefones serem extremamente rápidos, o simples facto de estarem a entregar algo menos que todo o seu potencial aos utilizadores foi o suficiente para gerar uma vaga de queixas a circular pela Internet. Algo que, aliás, atingiu a Samsung ao mais alto nível como o prova agora este pedido de desculpas pelo CEO da empresa.
As críticas subiram de tom quando os utilizadores perceberam que não havia forma de desativar estes serviços que diminuíam o desempenho do telefone em vários jogos. A Samsung foi acusada de diminuir propositadamente o desempenho dos Galaxy S22 para poder poupar na construção dos dispositivos móveis ao não ter que investir em sistemas de refrigeração tão eficazes.
A plataforma de testes Geekbench não tardou em banir os Galaxy S22
A pltaforma de testes Geekbench acabou por banir até quatro gerações de topos de gama Samsung Galaxy S. Além disso, removeu também a gama Galaxy Tab S8 da sua plataforma de testes sintéticos ao ser detetada a presença dos serviços GOS.
Entretanto, a fabricante veio a público admitir o caso, admitindo a prática, lamentando algumas escolhas e definindo prioridades para o futuro.
Por fim, a Samsung já distribuiu uma importante atualização geral de software de sistema (firmware), tal como demos a conhecer na 4gnews, já disponível em Portugal.
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