Xiaomi 12: trio de smartphones obtém pontuação perfeita na DisplayMate

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun deu recentemente a conhecer a nova gama de smartphones Xiaomi 12 na Europa. Após a apresentação oficial dos equipamentos a 28 de dezembro de 2021, na China, os trio de terminais Android chega agora ao nosso mercado, com alguns modelos já nas lojas Mi Store.

Este trio de equipamentos é agora agraciado com pontuações de excelência que lhes conferem o grau de Excelência segundo a entidade DisplayMate, empresa de referência no setor das análises e perícias técnicas aos vários tipos de ecrãs e displays no mercado. É a mais recente distinção a agraciar os novos telemóveis Xiaomi topo de gama.

"Excelência" nos ecrãs dos novos smartphones Xiaomi 12

Trata-se, portanto, de um importante garante de qualidade para estes ecrãs que equipam os smartphones Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro, bem como o modelo mais acessível, o Xiaomi 12X. Note-se ainda que todos os três chegam em breve às lojas em Portugal.

Mais concretamente, de acordo com a DisplayMate, a qualidade visual destes ecrãs é "indistinguível da perfeição" em 7 quesitos avaliados pela plataforma em questão.

Aliás, todos os três modelos a obter uma excelente pontuação e classificação de A+, o modelo mais barato, Xiaomi 12X ficou aquém dos demais modelos em apenas um dos testes.

Os Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro têm ecrãs de excelência com cor a 12-bits

Os melhores modelos são o Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro cujos ecrãs conseguem reproduzir 68 mil milhões de tonalidades distintas. Ou seja, são os primeiros smartphones do mundo a reproduzir cor a 12-bit, algo que merece toda a atenção e destaque.

Todavia, para tirar partido das capacidades destes ecrãs carecemos de filmagens / conteúdo que tenha sido gravado em formato Dolby Vision. Só assim poderemos desfrutar da maior profundidade de cor alguma vez disponível num smartphone.

Por outro lado, ambos os smartphones já trazem certificação Dolby Vision, pelo que tirarão partido de todo o conteúdo que tenha sido gravado e produzido respeitando já este padrão. Portanto, se são ávidos consumidores de filmes e séries no telefone, os novos smartphones Xiaomi são ótimas escolhas.

Alta resolução e grande brilho máximo nos Xiaomi 12

O smartphone Xiaomi 12 Pro tem a maior resolução deste trio com 1,440 x 3,200 pixeis. O seu painel atinge um brilho de 980 nits em condições normais e, em caso de necessidade, pode chegar aos 1 500 nits (pico). Na prática, isto traduz-se em excelente visibilidade ao ar livre, sobretudo quando incide diretamente o sol no ecrã.

Mais ainda, a fabricante chinesa afirmou calibrar na fábrica todos os ecrãs a integrar a gama Xiaomi 12. Desse modo, o equilíbrio de cores, reprodução e profundidade tonal estarão próximos dos valores de referência na indústria com cobertura quase total dos espaços de cor sRGB e DCI-P3.

Os novos smartphones Xiaomi 12 chegam a Portugal no início de abril de 2022, com o regime de pré-venda a começar em meados de março.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi 12 Pro chegou! Pro no nome, no preço e nas características
  • Xiaomi 12 é oficial globalmente: o novo topo de gama que tens de considerar
  • Xiaomi 12X: rival do iPhone SE chega com preço questionável a Portugal
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.