Xiaomi 12: trio de smartphones obtém pontuação perfeita na DisplayMate

Rui Bacelar
Comentar

A fabricante chinesa liderada por Lei Jun deu recentemente a conhecer a nova gama de smartphones Xiaomi 12 na Europa. Após a apresentação oficial dos equipamentos a 28 de dezembro de 2021, na China, os trio de terminais Android chega agora ao nosso mercado, com alguns modelos já nas lojas Mi Store.

Este trio de equipamentos é agora agraciado com pontuações de excelência que lhes conferem o grau de Excelência segundo a entidade DisplayMate, empresa de referência no setor das análises e perícias técnicas aos vários tipos de ecrãs e displays no mercado. É a mais recente distinção a agraciar os novos telemóveis Xiaomi topo de gama.

"Excelência" nos ecrãs dos novos smartphones Xiaomi 12

AdaptiveSync Pro ensures that your screen is always smooth while being more power-efficient than ever.#Xiaomi12Pro also features MicroLens technology for more efficient light emission from the display, which saves an additional 9% in power consumption. #MasterEveryScene pic.twitter.com/W90DHx6LOu

— Xiaomi (@Xiaomi) 15 de março de 2022

Trata-se, portanto, de um importante garante de qualidade para estes ecrãs que equipam os smartphones Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro, bem como o modelo mais acessível, o Xiaomi 12X. Note-se ainda que todos os três chegam em breve às lojas em Portugal.

Xiaomi 12

Mais concretamente, de acordo com a DisplayMate, a qualidade visual destes ecrãs é "indistinguível da perfeição" em 7 quesitos avaliados pela plataforma em questão.

Aliás, todos os três modelos a obter uma excelente pontuação e classificação de A+, o modelo mais barato, Xiaomi 12X ficou aquém dos demais modelos em apenas um dos testes.

Os Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro têm ecrãs de excelência com cor a 12-bits

Xiaomi 12

Os melhores modelos são o Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro cujos ecrãs conseguem reproduzir 68 mil milhões de tonalidades distintas. Ou seja, são os primeiros smartphones do mundo a reproduzir cor a 12-bit, algo que merece toda a atenção e destaque.

Todavia, para tirar partido das capacidades destes ecrãs carecemos de filmagens / conteúdo que tenha sido gravado em formato Dolby Vision. Só assim poderemos desfrutar da maior profundidade de cor alguma vez disponível num smartphone.

Xiaomi has always been at the forefront in making the smoothest displays.#Xiaomi12Pro's AdaptiveSync Pro allows your display to dynamically adjust from as low as 1Hz up to 120Hz refresh rate. #MasterEveryScene pic.twitter.com/1Alw73QutS

— Xiaomi (@Xiaomi) 15 de março de 2022

Por outro lado, ambos os smartphones já trazem certificação Dolby Vision, pelo que tirarão partido de todo o conteúdo que tenha sido gravado e produzido respeitando já este padrão. Portanto, se são ávidos consumidores de filmes e séries no telefone, os novos smartphones Xiaomi são ótimas escolhas.

Alta resolução e grande brilho máximo nos Xiaomi 12

One of our brightest displays yet, 1500 nits peak brightness. #MasterEveryScene #Xiaomi12Pro pic.twitter.com/0shqIb1Nh9

— Xiaomi (@Xiaomi) 15 de março de 2022

O smartphone Xiaomi 12 Pro tem a maior resolução deste trio com 1,440 x 3,200 pixeis. O seu painel atinge um brilho de 980 nits em condições normais e, em caso de necessidade, pode chegar aos 1 500 nits (pico). Na prática, isto traduz-se em excelente visibilidade ao ar livre, sobretudo quando incide diretamente o sol no ecrã.

#Xiaomi12Pro features a beautiful 6.73” WQHD+ display using the leading power-efficient E5 AMOLED.It’s also an award-winning display, receiving the highest A+ rating from DisplayMate. #MasterEveryScene pic.twitter.com/0Cs2eiW79a

— Xiaomi (@Xiaomi) 15 de março de 2022

Mais ainda, a fabricante chinesa afirmou calibrar na fábrica todos os ecrãs a integrar a gama Xiaomi 12. Desse modo, o equilíbrio de cores, reprodução e profundidade tonal estarão próximos dos valores de referência na indústria com cobertura quase total dos espaços de cor sRGB e DCI-P3.

Os novos smartphones Xiaomi 12 chegam a Portugal no início de abril de 2022, com o regime de pré-venda a começar em meados de março.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com