Samsung oficializa o SoC dos novos smartphones Galaxy S23

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung deixou de empregar os seus processadores Exynos nos modelos de gama alta a chegar à Europa. No seu lugar temos agora uma sólida parceria com a norte-americana Qualcomm que, agora, deu a conhecer o Snapdragon 8 Gen 2 - For Galaxy.

Temos diante de nós um novo motor, um processador para smartphone, um SoC (System on Chip) topo de gama, baseado no atual Snapdragon 8 Gen 2 standard, com otimizações e melhorias para os smartphones Samsung.

Sem surpresas, a primeira gama a estrear o novo chip Qualcomm serão os Samsung Galaxy S23 a chegar no próximo dia 1 de fevereiro durante o evento Galaxy Unpacked.

Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy é o chip oficial dos Galaxy S23

Samsung Galaxy S23

Os rumores sobre o abandono dos chips Exynos nas gamas Galaxy S pela Samsung circulam já desde meados de 2022. Tudo começou com as dificuldades na produção dos então novos Exynos 2000.

Situação que levou os Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm, de fácil acesso nas quantidades necessárias, a ser empregues nas variantes dos Galaxy S22 vendidos nos EUA e na China, entre outras regiões que até então recebiam as versões com Exynos.

Estava assim aberto o precedente. Desde então, a Samsung confirmou o uso de processadores Qualcomm em todos os Galaxy S de próxima geração, significando que também na Europa chegariam os telemóveis equipados com chips Snapdragon.,

Em novembro último a própria Qualcomm também quebrou o silêncio. Foi aí que ficamos a saber exatamente que o Snapdragon 8 Gen 2, então anunciado, chegaria também aos smartphones Samsung Galaxy S23.

Agora tivemos a confirmação oficial.

Samsung encomendou versão personalizada do Snapdragon 8 Gen 2

Snapdragon 8 Gen 2 For Galaxy

A Samsung aliou-se à Qualcomm para fazer frente à Apple e os respetivos chipsets. Para tal, a marca apostou tudo nos novos Samsung Galaxy S23 com uma versão específica dos processadores, exclusiva dos smartphones Samsung Galaxy.

Desse modo, a fabricante sul-coreana espera garantir um menos consumo energético e melhor desempenho nos seus próximos telemóveis topo de gama. Mais uma vez, o objetivo passa por entregar algo superior ao que encontramos atualmente no mercado.

Por exemplo, temos já os Xiaomi 13, OnePlus 11, entre outros smartphones Android equipados com o Snapdragon 8 Gen 2 que a Samsung deverá agora superar com este chip personalizado.

Samsung Galaxy S23 Ultra aposta tudo na experiência de gaming, além da produtividade

Samsung Galaxy S23

As imagens ora divulgadas serão usadas para efeitos de marketing e publicidade, salientando as vantagens desta versão personalizada do processador de última geração. Certo é que precisaremos de conhecer o smartphone em mão para apurar os seus méritos, ou ver os seus resultados nos testes de benchmark.

Ao que tudo indica, a Samsung terá otimizado a frequência de alguns dos núcleos do processador de modo a garantir um melhor desempenho em situações particularmente exigentes. Por outro lado, contamos também com uma redução substancial no consumo energético.

Samsung Galaxy S23

Entre os rumores circula também a tese de uma autonomia de bateria superior a todo e qualquer smartphone Android de última geração a chegar ao mercado no início de 2023. Algo que só seria possível graças à otimização entre o processador, ecrã e demais componentes do dispositivo móvel.

Em suma, este Snapdragon 8 Gen 2 for Galaxy é uma boa base para um futuro Snapdragon 8+ Gen 2 a chegar, possivelmente, na segunda metade do ano, aí sim, para qualquer marca interessada.

Por fim, estamos já muito próximos da sua apresentação oficial a 1 de fevereiro, pelo que nos restam poucos dias até que seja tudo finalmente revelado.

#SamsungUnpacked is coming — tune in live on February 1 for truly epic announcements from @SamsungMobile that’ll have you dancing in the moonlight. ✨🌌🌙 pic.twitter.com/L9ezneI5Dj

— Snapdragon (@Snapdragon) 24 de janeiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.