Google Chrome prepara-se para receber novo design. Vê o que muda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Google é Chrome é atualmente o browser mais usado mundialmente, colhendo a preferência de uma vasta legião de utilizadores. Essa preferência não chega por acaso, devendo-se em grande parte à sua constante evolução.

Desta feita, a empresa norte-americana foca as suas atenções na parte estética do seu popular browser. Estas mudanças de design serão implementadas no Google Chrome na sua versão desktop no decorrer de 2023.

Google Chrome receberá novidades estéticas ainda em 2023

A primeira vez que se colocou a hipótese de o Google Chrome receber novidades de design foi em novembro passado. Há data, não possuíamos imagens que pudessem documentar as alterações, algo que agora temos.

Podemos aferir que a próxima evolução estética do Google Chrome não será revolucionária. Assentará em pequenas mudanças que refrescarão a experiência de utilização deste popular navegador de internet.

Google Chrome
Novo design à esquerda, antigo design à direita

Uma das novidades pode ser constada na barra superior do Chrome. A nova versão trará um fundo azul a esta porção do browser da Google rompendo com o já habitual fundo em tons de cinza claros.

Veremos ainda ligeiras mudanças nas caixas de diálogo sempre que quisermos adicionar uma nova página aos favoritos. Ao invés das caixas retangulares atualmente empregues, no futuro estas contarão com cantos arredondados mais alinhados com a atual linguagem de design de vários serviços da gigante norte-americana.

Google Chrome
Novo design à esquerda, antigo design à direita

Há poucos dias, Leopeva64 partilhou no Twitter as mudanças que estarão a caminho dos botões de alternância do Chrome. Uma vez mais, não será uma novidade de fundo, mas dará um novo fulgor à experiência deste navegador.

As part of Chrome's 2023 refresh, Google will change the design of the toggles, this is how they would look like:https://t.co/ku0vvRJRx1. pic.twitter.com/2xHs0FlPiL

— Leopeva64 (@Leopeva64) 24 de janeiro de 2023

Como testar já o novo design do Google Chrome

Os mais aventureiros podem já experimentar as novidades que a americana prepara para o Google Chrome. As mudanças que aqui damos a conhecer já estão presentes na versão Canary deste browser.

Se tens esta versão do Chrome instalada no teu PC, terás de ativar uma flag para que o novo design seja revelado. Em causa, está o parâmetro chrome://flags/#chrome-refresh-2023 que deverás modificar para "Ativo".

Assim que ativares esta flag, ser-te-á pedido para reiniciar o Chrome Canary. Concluída esta operação, serás brindado com as novidades que a americana está a desenvolver para o seu popular navegador.

Relativamente à versão principal e estável do Chrome, ainda não sabemos concretamente quando chegarão as novidades reportadas. Sabemos apenas que será "algures" em 2023, por isso é uma questão de esperar.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.