10 apps que mais drenam a bateria do teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A autonomia de bateria é provavelmente o aspeto mais contestado de qualquer smartphone Android. Estão cada vez maiores - com mais capacidade - mas dificilmente conseguirás usar o telefone durante dois dias sem preocupação com a carga.

Algo que se deve mormente às exigências energéticas do ecrã, processador e sobretudo aos modems de rede 5G, ou até mesmo em 4G LTE quando temos dois cartões SIM. Porém, existem também aplicações mais vorazes que outras como em seguida daremos a conhecer para poderem fazer uma gestão mais criteriosa das vossas apps.

As 10 apps que mais drenam a bateria dos smartphones Android

Apps Smartphone Android

Entre os milhares de aplicações disponíveis na Google Play Store, a loja oficial de apps Android, estas são as que mais bateria vão gastar no teu smartphone. As conclusões foram agora divulgadas pela agência de pesquisa pCloud que avaliou as exigências energéticas das principais apps Android.

Os resultados são os seguintes:

  1. Fitbit
  2. Uber
  3. Skype
  4. Facebook
  5. Airbnb
  6. Instagram
  7. Tinder
  8. Bumble
  9. Snapchat
  10. WhatsApp

A entidade supracitada compilou os dados de consumo energético de várias das aplicações mais populares do mercado, tendo recentemente divulgado as suas conclusões. Aliás, o seu relatório visa as 20 aplicações mais exigentes no quesito da bateria.

Senão vejamos:

Apps Bateria

O intuito da pesquisa visou apurar as aplicações que mais energia consomem nos smartphones Android. Em simultâneo, pretenderam também apurar quais são os recursos que mais bateria exigem nos nossos dispositivos móveis, chegando agora a um consenso.

A entidade avaliou também os recursos que cada uma destas aplicações usava como, por exemplo, o acesso à localização GPS, a câmara, entre outros recursos.

Pesou também se as apps proporcionavam algum modo de poupança energética, suportavam o Modo Escuro, entre outros meios de contenção no consumo energético.

Fitbit, Uber e Facebook entre as principais "gastadoras" nos smartphones Android

Em Portugal, estas são as três aplicações, disponíveis e mais populares, que podem drenar a bateria do teu smartphone Android com particular intensidade.

A "culpa" é sobretudo do acesso contínuo à localização do utilizador. O acesso à câmara fotográfica, microfone e demais recursos como a ligação por dados 4G LTE e 5G, quando aplicável.

Por outro lado, vemos nos nossos smartphones, sobretudo nas versões mais recentes do Android, vários recursos para "adormecer" aplicações em segundo plano e mitigar este consumo. A isto somam-se também as benesses do carregamento (cada vez mais) rápido por cabo, ou até sem-fios.

Não obstante, o problema do consumo energético é sobretudo mitigado com o lançamento de processadores mais eficientes, com menor litografia e melhor eficiência energética.

Note-se que isto não resolve miraculosamente as necessidades e problemas de bateria dos utilizadores, mas tem ajudado nesse sentido. Em todo o caso, podemos sempre recorrer a um bom powerbank que convém ter por perto em longas ausências de casa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.