Samsung não revelou toda a verdade sobre as lentes telefoto do Galaxy S20 e S20+

Carlos Oliveira
3 comentários

Os Samsung Galaxy S20 foram apresentados na semana passada e um dos principais focos da apresentação foi as suas câmaras. Os Galaxy S20 e S20 Plus contam com lentes telefoto capazes de nos oferecer um zoom ótico de até 3x. No entanto, parece que as coisas não são bem como a sul-coreana explicou.

Estando estes equipados com lentes telefoto seria de esperar que o zoom fosse ótico. Mas se analisarmos a lista de especificações oficial da Samsung vemos mencionado "zoom híbrido ótico de 3x".

O zoom ótico representa a aproximação real feita pela lente da câmara, ao passo que o zoom híbrido é uma mistura deste com aproximação digital feita por software. Então em que ficamos: é zoom híbrido ou ótico?

Galaxy S20

Zoom real das câmaras dos Galaxy S20 e S20 Plus fica aquém do publicitado

Com uma análise mais aprofundada no próprio site da Samsung, ficamos a saber que as lentes telefoto destes modelos estão mais próximas de uma angular do que deveriam. Em ambos os casos, as lentes oferecem um ângulo de visão de 76 graus, bem próximos dos 79 graus oferecidos nas suas lentes principais.

Isto significa que ambos os modelos serão capazes de realizar um zoom ótico de apenas 1.06x. Para chegar ao zoom de 3x, será usada a técnica de crop na imagem, o que também justifica a elevada resolução destes lentes.

Tanto no Samsung Galaxy S20 como no Galaxy S20+ contamos com lentes "telefoto" de 64MP. Isto para que o sensor consiga capturar mais informação para que o resultado final do crop apresente melhor qualidade.

Este cenário é ainda mais estranho quando notamos que as duas gerações anteriores contavam com lentes verdadeiramente telefoto. Por que razão terá a Samsung optado por esta solução?

Samsung não está a ser totalmente honesta com os seus utilizadores

Isto não significa que os resultados obtidos serão de fraca qualidade. Os topos de gama da Samsung sempre apresentaram câmaras de elevada qualidade e o mais certo é que os resultados sejam bastante bons.

O mal desta situação é que a Samsung não está a ser totalmente honesta com os seus utilizadores. O mesmo podemos aplicar à capacidade dos Galaxy S20 gravarem em 8K, porém, a sul-coreana nunca referiu que os mesmos S20 e S20 Plus terão de recorrer à lente de 64MP para o conseguir.

Em suma, só o Galaxy S20 Ultra é que contará com uma lente realmente de zoom - neste caso periscópica. Este irá oferecer um verdadeiro zoom ótico de 10x, podendo posteriormente chegar aos 100x por software.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.