A Samsung voltou a conquistar a liderança do mercado global de TVs em 2022, pelo 17º ano consecutivo, conforme a empresa de estudos de mercado Omdia. Este resultado pode ser atribuído ao compromisso da empresa em oferecer design e tecnologia centrados no utilizador e no sentido de construir uma experiência de visualização ainda mais premium.
Ao dar prioridade à sua linha de produtos de luxo, a Samsung manteve a liderança inigualável na indústria das televisões durante os últimos 17 anos. Ora, a sua gama Neo QLED é o melhor exemplo disso.
Samsung continua a dominar o mercado das Smart TV
Em 2022, a Samsung vendeu a impressionante quantidade de 9,65 milhões de unidades de televisões QLED e Neo QLED. Ou seja, elevando as vendas acumuladas para 35 milhões de unidades desde o seu lançamento em 2017.
A Samsung também dominou o segmento de mercado de televisões de grande polegada no mesmo ano reportando uma quota de mercado de 36,1% e 42,9%. Isto para televisões com dimensões superiores a 75 e 80 polegadas, respetivamente.
Por outro lado, no mercado das Smart TV TVs de luxo acima dos 2.500 dólares (cerca de 2.356 euros), a Samsung manteve a maior quota de mercado em termos de receita (48,6%).
17 anos de liderança no mercado das Televisões
A liderança da Samsung no mercado das televisões durante 17 anos consecutivos reflete o compromisso da empresa em oferecer os produtos mais inovadores com um design centrado no utilizador. Na prática, otimizando a experiência de utilização a diferentes estilos de vida e perfis de utilização.
O lançamento da Bordeaux TV em 2006 marcou a adoção generalizada de TVs LCD com designs sofisticados e formatos mais leves e finos. Foi também a primeira vez que a Samsung foi classificada em primeiro lugar no mercado global de televisões.
A empresa continuou a colocar as tecnologias inovadoras mais próximas dos consumidores ao lançar a sua primeira TV LED em 2009 e a primeira Smart TV em 2011. Assim mantendo a liderança no mercado ao longo de cada um desses lançamentos e em anos posteriores.
A Samsung continuou a superar os limites da qualidade de imagem e inovação, introduzindo também produtos com tecnologias cada vez mais inovadoras para o período.
Em 2017, a empresa definiu o termo "ecrã de próxima geração" ao revelar a primeira televisão QLED. Geração que utilizou a tecnologia Quantum Dot para atingir 100% do volume de cores, algo atingido pela primeira vez na indústria.
Em 2018, a empresa lançou a pioneira QLED 8K, seguida da Quantum Mini LED, suportada pela Neo QLED, e da MICRO LED com auto iluminação em 2021.
Há vários fatores para justificar o seu sucesso no mercado das Smart TV
Em síntese, esta coleção de tecnologias inovadoras redefiniu o padrão de qualidade de imagem televisiva e continuou a estabelecer novos padrões de referência para a indústria a cada lançamento.
Além disso, a Samsung tem estado na vanguarda de novas categorias pioneiras, entre elas a série de equipamentos Lifestyle. Começando com o design da The Serif em 2016, a Samsung continuou a desenvolver a sua gama de produtos com designs concebidos para melhorar a experiência do utilizador por produtos como a The Frame, The Sero, The Terrace, The Premiere e The Freestyle.
Ou seja, aqui, redefinindo o papel convencional de uma televisão para um novo propósito e aplicabilidade no dia a dia dos utilizadores.
Já em 2023, o compromisso da Samsung com a inovação continua com o desenvolvimento de tecnologia intuitiva concebida para satisfazer as necessidades dos utilizadores.
O SmartThings irá permitir a total integração e conetividade de múltiplos dispositivos. Sempre com a segurança enquanto prioridade máxima, capacitando os utilizadores para criarem experiências profundamente personalizadas que acomodam tanto as suas preferências como as suas necessidades.
Editores 4gnews recomendam: